Profissionais da marcação de consulta e exames de Floriano se reúnem para discutir novos serviços

11/08/2021 15h01


Fonte SECOM

Imagem: SECOMProfissionais da marcação de consulta e exames de Floriano se reúnem para discutir novos serviços(Imagem:SECOM)Profissionais da marcação de consulta e exames de Floriano se reúnem para discutir novos serviços

A Secretaria de Saúde de Floriano reuniu na tarde desta terça-feira (10), profissionais da marcação de consultas e exames de todas as unidades de saúde e outros setores com o objetivo de alinhar a regulação de serviços que estão chegando no sistema como a inserção de novas especialidades médicas.

Segundo Secretário de Saúde, James Rodrigues, com o retorno gradual de outras especialidades médicas se faz necessário a programação de uma rotina de trabalho que possibilite ao usuário conhecer os serviços disponibilizados pelas unidades de saúde, principalmente, exames e consultas.

Um exemplo claro é a inserção da especialidade de cirurgia oncológica na atenção primária que foi apresentado fluxograma dentro do Programa Ambulatorial de Cirurgias. Em linhas gerais, os cânceres mais comuns entre homens e mulheres são o de próstata e mama (respectivamente) e segundo o Instituto do Câncer, entre 2020 e 2022, a estimativa é que 625 mil novos casos surjam.

No Piauí, as estatísticas refletem o contexto nacional. Entre homens, os casos mais comuns são próstata e nas mulheres, mama seguido do colo do útero. A suspensão dos serviços de saúde e isolamento social contribuíram para a diminuição do acesso ao diagnóstico precoce e tratamento adequado. Segundo a OMS, 40% das mortes por câncer poderiam ser evitadas.

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: segundo, sa?de, servi?os