Professor desenvolve máscara tipo "face shield" para bebês recém-nascidos em Floriano

26/05/2020 14h25


Fonte G1 PI

Imagem: TV ClubeProfessor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Floriano, desenvolveu modelo de Professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Floriano, desenvolveu modelo de "face shield" para bebês.

Um professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Floriano desenvolveu um novo modelo de máscara "face shield" que se encaixa no formato do rosto de bebês. O equipamento, utilizado por profissionais que atuam em hospitais durante a pandemia do novo coronavírus, poderão ser utilizados para a proteção dos recém-nascidos e evitar o risco de contaminação pela Covid-19.

De acordo com o professor Daniel Fortier, o suporte é feito de um material mais flexível que permite o ajuste sem machucar a cabeça do bebê.
Imagem: TV ClubeProfessor Daniel Fortier desenvolveu face shield para bebês, em Floriano (PI).(Imagem: TV Clube)Professor Daniel Fortier desenvolveu face shield para bebês, em Floriano (PI).

“Buscando imagens na internet, procurando literatura especializada sobre o formato do crânio dos bebês eu consegui fazer, no computador, um modelo tridimensional. Eu entreguei esse protótipo e ele foi aprovado por ser um material muito flexível”,
explicou.

Ainda de acordo com o professor, o protetor facial serve como uma barreira que impede que gotículas de saliva entrem em contato com o rosto dos bebês.

“A função no bebê é a mesma que a no profissional de saúde ou adulto, pois ela cria essa barreira que proteja mais de possíveis contaminações. O recomendando é que seja utilizada apenas em bebês durante atendimento hospitalar e com autorização do médico responsável”,
explicou.
Imagem: TV ClubeProtetor facial impede que gotículas de saliva entrem em contato com o rosto dos bebês.(Imagem:TV Clube)Protetor facial impede que gotículas de saliva entrem em contato com o rosto dos bebês.

Grande parte das mães de Floriano e municípios da região recorrem ao Hospital Regional Tibério Nunes. De acordo com o pediatra Anildo Carvalho, com os protetores faciais, a equipe médica espera reforçar a segurança dos bebês durante o período de internação nas enfermarias ou no setor neonatal.

“A máscara vai oferecer uma proteção maior para o bebê, pois ela ultrapassa o rosto e geralmente chega até o tórax e isso se torna uma proteção contra gotículas. O ideal é que a criança não saia de casa, mas em caso de necessidade, se tiver que levar a criança para vacinar ou ao médico, o correto é colocar a proteção facial na criança”,
disse.

Tópicos: acordo, professor, beb?