Prefeitura decreta luto oficial pelo falecimento de Jofran Frejat

25/11/2020 14h53


Fonte Secom

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarJofran Frejat(Imagem:Divulgação)Jofran Frejat

Por meio do decreto de nº 139/2020, o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, no uso de suas atribuições legais, decretou na manhã desta quinta-feira (25), luto oficial por 3 dias em razão do falecimento do Ilmo. Sr. Jofran Frejat.

De acordo com o decreto, Jofran Frejat prestou relevantes serviços em prol da população brasileira, como médico, fundador da Escola Superior de Ciência e Saúde (ESCS), deputado federal pelo Distrito Federal por cinco mandatos, além ter exercido a função de secretário de Saúde em Brasília, entre os anos 1979 e 2002.

O prefeito Joel, por meio do decreto municipal, lamenta a grande perda que representa o falecimento do honroso Sr. Jofran Frejat para a população florianense, que morreu aos 83 anos devido a um câncer de pulmão, diagnosticado em setembro passado.

O corpo do ilustre florianense está sendo velado pela família, amigos e políticos e será cremado nesta quarta-feira (25), em Valparaíso de Goiás, no entorno do Distrito Federal. O ex-secretário e deputado deixa a esposa e quatro filhos.

Conheça o florianense Jofran Frejat

Natural de Floriano, Piauí, nasceu em 19 de maio de 1937. Ele chegou ao DF em 1963, após se formar em medicina no Rio de Janeiro.

Na capital federal, exerceu a função de secretário de Saúde por quatro mandatos (1979-2002). Durante sua gestão foram construídos ou inaugurados os hospitais regionais de Ceilândia (HRC), da Asa Norte (Hran), do Paranoá e o Hospital de Apoio.

Frejat também foi o fundador da Escola Superior de Ciência da Saúde (ESCS), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). O político trabalhou ainda como diretor do Instituto Médico Legal (IML) e secretário-geral do Ministério da Previdência.

Entrou na política em 1987 quando foi eleito pela primeira vez deputado federal, cargo que ocupou por cinco mandatos. Frejat iniciou a vida política no PFL (atual DEM) e passou também pelo PP, PPB e PTB, antes de se filiar ao PR, em 2007.

Reconhecido em seu Estado de origem, Frejat recebeu condecorações importantes no Estado do Piauí, com a Medalha Renascença e a nível municipal com a Medalha do Mérito Agrônomo Francisco Parentes, em Floriano.

Confira o documento completo aqui.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: decreto, florianense, frejat