Prefeitura de Floriano prepara vacinação contra a Hepatite B

24/09/2013 09h35


Fonte Secom

A Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está ultimando os preparativos para a Campanha Contra a Hepatite “B”. Apesar de ser uma doença bem conhecida, são poucas as pessoas que sabem quais são as causas da Hepatite B e o que é preciso fazer para preveni-la. Os profissionais em saúde esclarecem que a Hepatite B é uma das únicas doenças que pode ser evitada através da vacinação.

Para orientar melhor a população e definir ações de combate a Hepatite B, a Secretaria Municipal de Saúde está preparando a campanha de vacinação prevista para acontecer no próximo sábado, (27). A abertura será na Unidade Básica de Saúde Dr. Luiz Tavares Cavalcante Filho, no bairro Taboca.

Imagem: Waldemir MirandaPrefeitura de Floriano prepara vacinação contra a Hepatite B.(Imagem:Waldemir Miranda)Prefeitura de Floriano prepara vacinação contra a Hepatite B.

Para este trabalho de controle, serão disponibilizadas milhares de doses das vacinas que vão estar disponíveis nas unidades de saúde do município. Segundo o secretário de Saúde, Bigman Barbosa, (foto) a campanha tem a finalidade de orientar as pessoas de como prevenir a doença.

Ele explicou ainda que a Hepatite B é transmitida através da relação sexual, ou no caso da gestante de mãe para filho e ainda por compartilhar os mesmos objetos como agulhas e seringas. Outro risco de contaminação é por meio de procedimentos odontológicos ou cirúrgicos, acidentes com materiais cortantes, transfusão sanguínea, tatuagens e piercings.

“A Hepatite B é uma doença lenta que pode ficar durante vários anos no corpo sem que a pessoa saiba e não aparentar nenhuma reação é uma doença grave, mas que pode ser prevenida com a vacinação”,
esclareceu o secretário.

Para a coordenadora municipal de Imunização, Kalíup Marques Modesto Soares, umas das estratégias dessa vacinação é de realmente ir até o público alvo, que são pessoas na faixa etária de 30 a 59 anos. “Estaremos com equipes de vacinação em todos os postos e pedimos a colaboração de todos”, frisou ela.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook