Prefeitura de Floriano apoia a Festa dos Santos Reis

07/01/2023 10h15


Fonte SECOM

Imagem: SECOMPrefeitura de Floriano apoia a Festa dos Santos Reis(Imagem:SECOM)Prefeitura de Floriano apoia a Festa dos Santos Reis

Tradicionalmente, no dia 6 de janeiro é comemorado o Dia dos Santos Reis, quando é encerrado o tempo litúrgico do Natal. É também nesta data o encerramento de uma das manifestações culturais mais tradicionais de Floriano, quando é realizado o encerramento da Festa dos Santos Reis, manifestação popular marcada por danças, cantos, folguedos e reza de terços. A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer apoiou os grupos folclóricos de Floriano que fizeram apresentações diversas nas zonas urbana e rural da cidade.

A culminância da Folia de Reis começou desde a noite desta quinta-feira (5), quando o tradicional grupo da localidade rural Pequi foi recebido pela secretária de Cultura, Elineuza Ramos, em sua casa para a abertura das apresentações. De lá, a secretária acompanhou os grupos em peregrinação pelos bairros. Uma dos locais onde o grupo se apresentou foi na casa do secretário de Governo Marcony Alisson, bairro Caixa Dágua com suas figuras alegóricas “burrinha”, “Jaraguaia”, “cabeça de fogo”.

Segundo a secretária Elineuza, atualmente existem seis grupos de Reisado em Floriano, que são os da comunidade Caldeirões, do Alegre, do Cabaceiro, do Tabuleirinho, do Pequi e do bairro Manguinha de Floriano. “Esses grupos estavam dispersos, mas através de um trabalho que fizemos desde outubro de 2022 frente à secretaria, conseguimos reunir todos e a Prefeitura de Floriano deu apoio para que todos fizessem suas apresentações, suas festas, que são uma riqueza para a cultura e identidade de nosso folclore”, explicou a secretária.  

Imagem: SECOMPrefeitura de Floriano apoia a Festa dos Santos Reis(Imagem:SECOM)Prefeitura de Floriano apoia a Festa dos Santos Reis

De acordo com a secretária, esses grupos têm sua origem em promessas feitas e graças alcançadas pelas famílias, que todos os anos mantêm viva essa tradição, passada de geração em geração. “É uma verdadeira festa de interior, sempre iniciando em dezembro, quando as famílias abrem suas casas, oferecem café da manhã, almoço, fazem eventos esportivos, missas e depois “tiram o reisado”, que é como se referem à dança folclórica feita pelos personagens nos terreiros das suas comunidades”, disse Elineuza.  

O prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto, acompanhado da primeira-dama Carmélia Reis e secretária Elineuza Ramos, participou nesta sexta-feira (06), da missa seguida de almoço na comunidade Pequi, onde a Folia de Reis é tradicionalmente realizada todos os anos. "É uma forma que a gente entende de incentivar a cultura da nossa terra, essa cultura raiz das matrizes da nossa cultura popular", concluiu Elineuza.

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: cultura, reis, apresenta??es