Prefeito Joel Rodrigues mantém comércio de Floriano aberto e justificará decisão ao MPE

16/06/2020 11h44


Fonte Secom

Imagem: ReproduçãoPrefeito Joel Rodrigues comunica a população que será mantido as atividades comerciais em Floriano(Imagem:Reprodução)Prefeito Joel Rodrigues 

O prefeito de Floriano Joel Rodrigues anunciou nas redes oficiais do Município e na imprensa, que manterá em vigor as decisões do Decreto Municipal, N° 064, sobre a retomada gradual das atividades comerciais em Floriano.

No último dia 12 de junho, o Ministério Público Estadual emitiu uma recomendação para que os municípios piauienses seguissem as decisões do Estado em relação ao isolamento social no combate ao coronavírus.

O Governo de Floriano ainda não foi notificado oficialmente, mas o prefeito explicou que, assim que isso acontecer, fará a defesa de sua decisão, explicando que Floriano tem se diferenciando de várias outras cidades, com medidas antecipadas e eficientes de combate ao novo corona vírus, campanhas educativas, uso obrigatório de máscara, investimento financeiro na ampliação de leitos, aquisição de medicação e atendimento diferenciado na saúde com uma UBS referência e um protocolo que tem sido copiado por vários lugares do país.

Os números também mantém uma regularidade de casos e de ocupação de leitos. Joel lembra que a retomada do comércio de Floriano consta de três fases e que para avançar as etapas será necessário manter os números estáveis de casos e de ocupação de leitos e também o cumprimento da medidas sanitárias por parte dos comerciantes e da população.

"O Ministério Público tem sido parceiro e temos muito respeito a está instituição, mas entendemos que Floriano tem feito o dever de casa e que todas as decisões tomadas até agora vem sendo acompanhadas pelo próprio MP, legislativo, empresários e Comitê Gestor de Crise", disse Joel.

Confira a nota oficial emitida nesta terça-feira:

NOTA A POPULAÇÃO E À IMPRENSA

Diante da Recomendação PGJ-Pi Nº 04/2020, do Ministério Público Estadual, que consta da necessidade de observância, pelos municípios, das normas estaduais que determinam a suspensão de atividades comerciais e de prestação de serviços, como forma de combate à epidemia provocada pelo vírus, causador da covid-19, o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, comunica a população e à imprensa que, apesar do respeito que sempre tem ao MPE, que tem sido sempre parceira e sábia em suas posições, será mantido em vigor o Decreto Municipal Nº 064, que dispõe sobre a efetivação da transição das medidas de Distanciamento Social Ampliado – DSA para o Distanciamento Social Seletivo - DSS, em Floriano, com o retorno gradativo e controlado de atividades comerciais não essenciais.

O Governo fará sua defesa, assim que for notificado oficialmente da Recomendação do MPE explanando e justificando a decisão, já que Floriano, de forma diferenciada, tem cumprido o seu papel, com excelência, no combate ao novo coronavírus, com medidas eficientes, investimentos financeiros, números de casos dentro do esperado, com um protocolo que tem garantido a boa recuperação de pacientes e que tem sido referência no país inteiro; poucas internações e um nível controlado de ocupação hospitalar, inclusive com a ampliação de leitos. No período de 14 dias, após o início das medidas, em 8 de junho, os números serão novamente avaliados novamente para que se possa decidir sobre o avanço ou não para a fase 2 da retomada das atividades comerciais. Tais justificativas também já foram expostas ao Senhor governador do Piauí, Wellington Dias.

O prefeito Joel Rodrigues aproveita para pedir aos empresários e a população maior empenho no cumprimento das medidas sanitárias para que não haja a necessidade de retroceder nas decisões.

Floriano (PI), 16 de junho de 2020.

Joel Rodrigues da Silva
Prefeito de Floriano