Prefeito Joel não descarta novas medidas para conter avanço da Covid-19 em Floriano

10/02/2021 20h54


Fonte Secom

Imagem: SecomPrefeito Joel não descarta novas medidas para conter avanço da Covid-19 em Floriano.(Imagem:Secom)

O prefeito Joel Rodrigues se reuniu na manhã desta quarta-feira (10), com a equipe técnica da Secretaria de Saúde para avaliar dados do boletim epidemiológico de Floriano. A pesquisa aponta o crescimento de casos do novo coronavírus, atendimento no Centro de Referência Gripal, bem como número de internações no Hospital Tibério Nunes.

Participaram do encontro, o Diretor da Vigilância Sanitária, Jussinaldo Duarte, Miléssia Mousinho, Diretora de Epidemiologia, Kívia Resende, diretora do Centro de Referência Gripal, Denilson Avelino, diretor do Departamento Administrativo da SMS e o Secretário de Governo, Bento Viana. O médico Justino Moreira, diretor Técnico do Hospital Regional Tibério Nunes, também trouxe sua análise sobre a atual situação do maior hospital da região sul do estado.

Os números preocupam. Apenas nos primeiros nove dias de fevereiro, mais de 1400 pessoas foram atendidas no centro de referência gripal, quase o dobro se analisarmos o mesmo período de janeiro de 2021. Esse reflexo também é observado no número de casos positivados no CERSIG quando, nos nove primeiros dias de janeiro foram notificados 93 casos positivos, contra 217 (mesmo período) em fevereiro.

“Com o aumento no número de caso, nossos temor é que isso vá desencadear um problema muito maior que é o aumento de internações médias e graves, superlotando a UTI do Tibério Nunes”, disse Justino Moreira.

No dia 09 de janeiro, 03 pessoas estavam internadas em leitos clínicos no HTN e apenas um paciente em UTI. Em comparação com o mesmo período de fevereiro, o número é nitidamente maior. Agora são 10 pacientes em leitos clínicos e 6 em UTI.

O prefeito Joel Rodrigues se mostrou preocupado e afirmou que se tiver que tomar medidas mais enérgicas, não irá hesitar. “Meu compromisso é em garantir a vida. E se tivermos que retroceder nas medidas de abertura econômica, vamos fazer. À princípio vamos observar a primeira quinzena de fevereiro, mas já neste final vamos intensificar as blitz de trânsito e o retorno do lockdonw”, disse.

Um novo decreto expedido pela Secretaria de Governo de Floriano deve ser expedido ainda nesta quarta-feira (10) que vai definir acerca de horários e medidas. 

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: casos, hospital, medidas