Prefeito Antônio Reis participa do movimento "Sem FPM Não Dá", em Teresina

31/08/2023 11h19


Fonte Secom

Imagem: SecomPrefeito Antônio Reis participa do movimento Prefeito Antônio Reis participa do movimento "Sem FPM Não Dá", em Teresina.

O prefeito de Floriano Antônio Reis Neto participou, em Teresina, nesta terça-feira (30), da manifestação "Sem FPM Não Dá!", realizada na Assembleia Legislativa do Estado, e que envolveu mais de 200 prefeitos do Piauí. A mobilização, que ocorre em todo o Nordeste e em municípios de outras regiões, somou 16 estados da federação que aderiram à mobilização, para mostrar as dificuldades enfrentadas com a queda do FPM, principal fonte de recursos para a sustentação dos municípios. Muitos prefeitos já ameaçam fazer cortes de despesas e reduzir número de servidores comissionados.

Segundo a APPM, associação que representa as prefeituras do Piauí, 48% dos municípios piauienses ficaram no vermelho no primeiro semestre deste ano. O problema é que o FPM, Fundo de Participação dos Municípios, é a principal receita de quase 7 em cada 10 municípios do país. A queda brusca em julho passado foi de 34,49%; em agosto, de 23,56%. Outro problema tem sido o atraso no pagamento de emendas parlamentares no primeiro semestre de 2023.
Imagem: SecomPrefeito Antônio Reis participa do movimento

Apesar de apoiar e participar do movimento, o prefeito de Floriano, Antônio Reis, não interrompeu as atividades da Prefeitura de Floriano nesta quarta-feira, como aconteceu na maioria dos municípios. Antônio Reis lembra que apesar da queda do FPM, Floriano mantém seu equilíbrio financeiro porque teve acréscimo do FPM, com a mudança de nível de 2.2 para 2.4, além do excelente trabalho da Secretaria de Finanças que garantiu um grande aumento na arrecadação própria.

“Estamos com um caixa tranquilo e as finanças equilibradas, inaugurando e autorizando novas obras e ações, e mantendo em dia os nossos serviços públicos, mas compreendemos a situação dos municípios que dependem exclusivamente do FPM para sobreviverem e, por isto, vim aqui para apoiar os colegas prefeitos no movimento”,
disse Antônio Reis.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook