Prazo para certificação contra a aftosa termina no domingo, alerta Coordenador da ADAPI

05/01/2016 14h55

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Os criadores piauienses têm até o próximo domingo, dia 10 de janeiro, para fazer a certificação dos rebanhos vacinados contra a febre aftosa. A certificação é a comprovação de que o proprietário vacinou os animais e pode ser feita nos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI), espalhados em 186 municípios do estado.

De acordo com o Coordenador ADAPI em Floriano, Emídio Gabriel, faltando apenas cinco dias para o encerramento do prazo, somente 70% dos cadastros estão devidamente certificados.

“Nós estamos preocupadíssimos, porque esses 30 % é muita coisa. São 186 cadastros que nós temos que certificar nesses cinco dias e eu espero que nosso criador venha logo, para que a gente possa fazer a certificação”,
disse.

Imagem: FlorianoNewsEmídio Gabriel, Coordenador ADAPI em Floriano, (Imagem:FlorianoNews)

O objetivo da vacinação contra a febre aftosa é continuar mantendo o rebanho livre da doença, imunizando 100% de quase dois milhões de cabeças de gado do Estado, superando o último índice vacinal da primeira etapa de maio de 2015, que foi de 97,16%.

Em maio de 2014 o Piauí conseguiu o certificado internacional de área livre de febre aftosa com vacinação, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Tópicos: floriano, estado, aftosa, adapi