Prainha de água doce em Floriano, entre Piauí e Maranhão, atrai milhares de turistas durante o B-R-O

10/09/2023 12h03


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoPrainha de água doce em Floriano, entre Piauí e Maranhão, atrai milhares de turistas durante o B-R-O Bró.(Imagem:Reprodução)Prainha de água doce em Floriano, entre Piauí e Maranhão, atrai milhares de turistas durante o B-R-O Bró.

A Prainha de água doce entre as cidades de Floriano (PI) e Barão de Grajaú (MA) atrai milhares de turistas durante a época mais quente do ano nos estados, o B-R-O Bró. Hélio Mário Peixoto, se encantou pelo lugar a primeira vez que viu, e atualmente, o ex-caminhoneiro paulista, trabalha há dez anos como comerciante à beira do rio Parnaíba.

"Eu vim pra cá [Barão de Grajaú], com uma carga pra fazer entrega, onde eu conheci a família da minha atual esposa. Minha sogra tinha um restaurante na beira da pista, onde fiz minha refeição e lá eu encontrei ela, que quando eu bati o olho disse vai ser o amor da minha vida",
explica Hélio.
Imagem: ReproduçãoPrainha de água doce em Floriano, entre Piauí e Maranhão, atrai milhares de turistas durante o B-R-O Bró.(Imagem:Reprodução)Prainha de água doce em Floriano, entre Piauí e Maranhão, atrai milhares de turistas durante o B-R-O Bró.

A prainha fica localizada na margem direita do rio Parnaíba e todos os anos, no verão, impulsiona e movimenta o comércio local entre as duas cidades e região. Para acessar a Prainha, os florianenses se se deslocam por uma embarcação. Esse mesmo transporte leva diariamente mais de mil pessoas a transitarem entre as duas cidades.

O ponto turístico celebra também, anualmente, a Prainha Fest, com organização da Prefeitura de Barão de Grajaú e comercialização de tradicionais produtos dos empreendedores locais.

Jericoroa

Teresina é a única capital do Nordeste que não tem praia. Praia de água salgada, não. Contudo, uma família de comerciantes afirma que há 50 anos mantêm um negócio em uma praia de água doce, localizada entre a capital do Piauí e Timon, no Maranhão.
Imagem: ReproduçãoJericoroa recebe visitantes do Maranhão e do Piauí, curiosos para conhecer a famosa praia de água doce.(Imagem:Reprodução)Jericoroa recebe visitantes do Maranhão e do Piauí, curiosos para conhecer a famosa praia de água doce.

"Isso aqui já tem meio século. Minha mãe tomava conta, aí eu assumi e já estou com 22 anos aqui. O nome Jericoroa surgiu em 2016 quando a Jijoca de Jericoacoara estava bombando",
conta Zezinho, proprietário do bar restaurante em uma coroa do rio Parnaíba.

Jericoroa é um banco de areia que se forma no meio do rio Parnaíba em época de baixa das águas. A cor da areia, a ventania e a margem do rio lembra o litoral, o que atrai muitos visitantes para o local.

O restaurante oferece bebidas e comidas típicas do litoral, mas com alimentos naturais de água doce. Zezinho comenta que apesar da Jericoroa ser localiza exatamente entre o Piauí e Maranhão, a maioria dos visitantes é formada por piauienses.
Imagem: ReproduçãoJericoroa, praia de água doce localizada entre as cidades de Teresina (PI) e Timon (MA).(Imagem:Reprodução)Jericoroa, praia de água doce localizada entre as cidades de Teresina (PI) e Timon (MA).

Jericodipi

A partir da ideia de colocar cadeiras e mesas para a família aproveitar o dia, o empresário Rogério Barros criou um novo ponto turístico de Teresina: a Jericodipi. Localizada na Santa Maria da Codipi, Zona Norte da capital, o espaço faz sucesso com as famílias da região.

“Eu fiz para mim, né? Para a família, aí eu resolvi expandir para o pessoal da Zona Norte de Teresina. E aqui nós temos uma praia muito maravilhosa, é muito bom aqui, é para lazer, dá para todo mundo, crianças e adultos”,
explicou Rogério.
Imagem: Rede ClubePessoas curtem o dia na Jericodipi, Zona Norte de Teresina.(Imagem:Rede Clube)Pessoas curtem o dia na Jericodipi, Zona Norte de Teresina.

O espaço recebe uma média de 200 pessoas por final de semana e contém um restaurante improvisado, além de um bar. Segundo o empresário Rogério Barros, o ambiente é familiar e atende todos os públicos.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: cidades, praia, prainha