Plano de Retomada do Comércio é apresentado para vereadores e ao Comitê Gestor de Crise

06/06/2020 12h00


Fonte Secom

Imagem: ReproduçãoPlano de Retomada do Comércio é apresentado para vereadores e ao Comitê Gestor de Crise(Imagem:Reprodução)
O Plano de Retomada das Atividades Comerciais de Floriano vem sendo composto há mais de uma semana. Já foi apresentado a integrantes do governo municipal, ao Ministério Público, às entidades representativas do comércio e, nesta sexta-feira, 5, foi levado para os vereadores, na Câmara Municipal.

A primeira parte da apresentação foi feita pela diretora de Vigilância Epidemiológica de Floriano, Milessia Mousinho, que detalhou o Painel Epidemiológico de Floriano. Ela mostrou que até 29 de maio 55 pessoas tinham passado pelo atendimento do Protocolo de Combate à Covid-19 na UBS de referência, a Funasa, e apenas 3 tiveram sintomas que as levaram a internações, mas que também foram tratadas na fase 2, de acordo com o protocolo e já receberam alta. Foram 3 óbitos, mas todos de pacientes com comorbidades e que não tiveram tempo de passar pelo protocolo. O painel também mostrou a confirmação do coronavírus em 28 bairros de Floriano, um dos casos na zona rural. Floriano figura hoje na 10ª posição entre os municípios com maior número de casos.

Em seguida o secretário de Governo, Bento Viana fez a apresentação do Plano de Retomada das Atividades Comerciais de Floriano, suspensas desde o dia 21 de março, quando foi publicado o Decreto Municipal 038/2020.

O conjunto de medidas é escalonado em três fases, com intervalo de 14 dias entre elas. Em cada fase novas atividades comerciais são incluídas, mas o avanço ou regressão de fases dependerá do nível de ocupação dos leitos clínicos e de UTI da rede hospitalar e do número de casos confirmados neste período, quando a curva de crescimento dos casos de covid-19 ainda está em crescimento.

A fase 1 prevê a flexibilização para empresas de atendimento individual ou de pequena aglomeração. Mantém os serviços essenciais já autorizados; permite o funcionamento dos estabelecimentos que prestam serviços de saúde; serviços de saúde ofertados pelo Município e o comércio varejista, atacadista e lojas de departamentos especializados e prestadores de serviços; atividades do segmento de estética, beleza e tatuagem apenas para atendimento individual, com horário marcado, sem espera; obras civis e públicas. No shopping as lojas voltam a funcionar para o atendimento presencial, mas a praça de alimentação e cinema continuam fechados.

A fase 2 prevê o atendimento de média aglomeração com a manutenção das medidas de higienização. São mantidos os serviços da fase 1 e retornam às atividades as academias de esportes com limitação, atendimentos relacionados à saúde bucal/odontológica, públicas e privadas.

A fase 3 contempla atividades próximas ao normal com ênfase na manutenção das medidas de higienização. São mantidos os serviços das fases 1 e 2 e autorizadas as atividades com consumação local em bares e restaurantes, com limitação de horário até às 20h e adoção do distanciamento entre mesas com todas as medias sanitárias; consumação local em padarias; praça de alimentação e cinema do shopping; retorno do funcionamento de equipamentos públicos de recreação observada. Shows, eventos públicos e privados, eventos culturais e desportivos, atividades de casas noturnas continuam suspensos, assim como as aulas da rede pública e municipal.

Em todas as fases é necessário seguir o protocolo sanitário, com medidas de uso da máscara, distanciamento social, higiene pessoal e sanitização de ambientes e outras.

A mesma apresentação foi feita durante a tarde desta sexta-feira, 5, na sede da Prefeitura de Floriano, para integrantes do Comitê Gestor de Crise, composto por membros do poder público município e da sociedade.

Agora o documento será avaliado pelo CGC e o prefeito Joel Rodrigues deverá decidir, nos próximos dias, sobre a data efetiva da retomada das atividades comerciais, após análise da situação epidemiológica de Floriano.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook