Pastoral da Criança realiza Assembleia Estadual em Floriano

08/03/2020 11h20

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNewsPastoral da Criança realiza Assembleia Estadual em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

Representantes e líderes da Pastoral da Criança da Diocese de Floriano, que atuam nas paróquias e áreas pastorais, estiveram reunidos entre os dias 06 a 08 de março para realizar a Assembleia Estadual da Pastoral da Criança.

O encontro, realizado no Centro de Formação Dom Edilberto Dinkelborg (Casa São João XXIII), serviu para fortalecer a missão da Pastoral da Criança, motivados pela campanha da fraternidade: Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso, que tem como sustentação a narrativa presente no Evangelho de Lucas, do bom Samaritano: “viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.

O encontro teve início na tarde da sexta (06), com um momento de partilha sobre a situação do Estado no acompanhamento da Pastoral. No sábado (07),vigário geral da Diocese de Floriano, Frei Eulálio Miranda apresentou as Diretrizes Gerais da Igreja, além de assuntos relacionados a Campanha da Fraternidade. O encontro encerra neste domingo (08) com  o planejamento da pastoral.

Estiveram presentes, além dos membros da Pastoral da Criança, representante da coordenação nacional; a coordenadora estadual, Bernarda Marques de Lima e a coordenadora em Floriano, Irmã Ana Maria.

A Pastoral da Criança tem 35 anos de atividade no Brasil; em Floriano são 33 anos de trabalho. Segundo a representante da coordenação nacional, hoje a pastoral acompanha 10% das crianças pobres, com base nos dados do IBGE. Essas ações incluem as visitas feitas por líderes voluntários, que levam às famílias, orientações de saúde, nutrição, educação e cidadania. No Piauí apenas cerca de 10 municípios não tem acompanhamento da Pastoral da Criança, e um dos desafios de 2020 é chegar a 100% desse atendimento.

Segundo irmã Ana Maria, na diocese de Floriano, a pastoral está presente em 15 paróquias com 108 líderes atuantes em nível diocesano. Em Floriano são 4 paróquias e cerca de 20 líderes, que atuam no trabalho de acompanhamento, desde a gestação das mães até os 6 anos de idade das crianças, observando, por exemplo, calendário de vacina, situação da saúde, a vivência em casa, peso da criança, o nível de alimentação da criança e outros pontos, e depois é feita a celebração da vida, com as crianças e os pais.


*Com informações da Assessoria de Comunicação