Pagamento do auxílio Bolsa Estiagem é liberado para agricultores florianenses

04/11/2013 18h26

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Pequenos agricultores que residem na região Nordeste já estão recebendo benefícios para amenizar os efeitos da seca que assola o semiárido brasileiro. O auxílio de R$ 400,00 será pago em cinco parcelas de R$ 80,00 aos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Floriano, Edvaldo Araújo, a folha de pagamento dos produtores contemplados com o auxílio emergencial Bolsa Estiagem já foi emitida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Ministério da Integração Nacional, com o objetivo de amparar o pequeno agricultor.

“Para Floriano não houve parcela do Garantia Safra nos meses de setembro e outubro, mas essas pessoas se cadastraram no programa e estão recebendo já o Bolsa Estiagem”,
disse Edvaldo Araújo.

Imagem: FlorianoNewsEdvaldo Araújo(Imagem:FlorianoNews)Edvaldo Araújo

Ainda segundo o Secretário, as pessoas cadastradas devem procurar as agências bancarias ou casas lotéricas para verificar se já estão contempladas com o auxílio.

O Bolsa Estiagem ou Auxílio Emergencial é um benefício federal instituído pela Lei Nº 10. 954, de 29 de setembro de 2004 com o objetivo de assistir famílias de agricultores familiares com renda mensal média de até um salário mínimo e meio, em estado de calamidade pública ou em situação de emergência reconhecidos pelo Governo Federal e que estejam enquadrados nos critérios do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Para maiores informações os pequenos agricultores podem se dirigir às agências lotéricas, à Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento ou à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Floriano. A operação é feita via cartão do Bolsa Família, programa de transferência de renda coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano