Paciente recuperada de Covid-19 se emociona com visita de profissionais da UBS Dirceu Arcoverde

16/06/2020 15h43


Fonte Secom

Imagem: SecomPaciente recuperada de Covid-19 se emociona com visita de profissionais da UBS Dirceu Arcoverde.(Imagem:Secom)

Foram 28 dias de isolamento total da família, parentes, amigos e vizinhos. Depois que Dona Bernadete foi diagnosticada com Covid-19 seus dias tem sido difíceis e mesmo após receber alta médica, ela ainda sofre preconceito sobre a pouca informação dos vizinhos e amigos próximos em relação a doença.

Ao sentir os primeiros sintomas, ela procurou a UBS Funasa, referência para síndromes gripais em Floriano, e recebeu os cuidados e atendimento primário, além de ter sido acompanhada pela equipe multidisciplinar da UBS Dirceu Arcoverde. Teve alta médica dia 11. Desde então, ela relata nunca mais ter recebido visitas.

“Quando fui na Funasa e vi alguns vizinhos fazendo exame só porque haviam sentado na mesma calçada que eu, fiquei muito triste”, disse.

Na manhã de hoje ela foi surpreendida pela equipe da UBS Dirceu Arcoverde acompanhada do Secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues e o médico Justino Moreira. “Esse foi um momento muito bonito de se ver. Dona Bernadete ficou emocionada e nos emocionou ao contar seu relato de que mais difícil que enfrentar a doença, foi lidar com o preconceito das pessoas”, disse James Rodrigues.

“Muita gente pensa que o problema é apenas o contágio, os sintomas. Mas se você procura ajuda com antecedência, isso tudo vai passar! Ruim mesmo é ter que lidar com o preconceito das pessoas. Então, meus amigos, se vocês tiverem um amigo, vizinho ou parentes passando por isso, seja solidário!”,
explica Justino Moreira.

A cidade de Floriano foi uma das primeiras no Brasil a ofertar na rede de Atenção Básica do município a cloroquina e azitromicina, medicação utilizada no tratamento da Covid-19. De 107 pacientes testados positivos, hoje Floriano tem 57 pessoas recuperadas (até 15 de junho).

Além da medicação, a Secretaria de Saúde de Floriano monitora os pacientes através de exames específicos, como eletrocardiograma, o que garante maior eficácia ao tratamento desenvolvido. No tratamento disponibilizado, ainda na Atenção Básica em Floriano, o paciente com dois dias de sintomas é submetido a medicação prescrita pelo médico responsável com duração de cinco dias. Além de ter uma equipe multidisciplinar que acompanha o paciente como psicólogos e fisioterapeutas.

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: floriano, tratamento, equipe