Outubro Rosa trabalha prevenção e saúde psicológica de mulheres em Floriano

17/10/2019 08h07


Fonte SECOM

Em continuidade às ações do Outubro Rosa, mês de combate e prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, a Secretaria de Saúde através do programa Saúde da Mulher, proporcionou na manhã desta terça-feira (15), uma roda de conversa com mulheres de Floriano que já enfrentaram ou enfrentam a doença.

Ana Márcia, coordenadora da Saúde da Mulher, afirma que a intenção é sensibilizar essas mulheres com relação à causa. "A gente não tá aqui pra falar de tratamento do câncer, o que a gente quer trazer é a parte psicológica e a dificuldade que essas mulheres tem em continuar o tratamento. É trabalhar esses aspectos mais sensoriais, questões familiares, emocionais... É saber: o que abala essa mulher quando ela recebe o diagnóstico? Então, elas estão aqui para compartilhar os sentimentos delas e toda essa experiência de luta”, afirmou.

Imagem: SECOMOutubro Rosa trabalha prevenção e saúde psicológica de mulheres em Floriano.(Imagem:SECOM)

Depoimentos, emoção e muitas histórias de superação ficaram registrados no momento que reuniu mulheres da comunidade na Estação Cidadania Nivaldo Jr. Conversas, vídeos com histórias de mulheres que enfrentaram a doença, técnicas de relaxamento, terapia de grupo, auriculoterapia e outras atividades também foram desenvolvidas afim de criar uma atmosfera de bem estar e harmonia.

Outras atividades compõem o cronograma de ação do Outubro Rosa da SMS, como exames de mamografia e encontros com a comunidade para falar sobre a temática. Entretanto, apesar da campanha ser intensificada neste mês, Ana Márcia afirma que a Secretaria disponibiliza de toda uma equipe multidisciplinar que está sempre pronta para acolher a mulher florianense.

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: floriano, mulheres, campanha