Olhar Bem irá realizar 1500 cirurgias de catarata em Floriano

11/01/2016 13h30


Fonte Governo do Piauí

O Programa Olhar Bem, da Secretaria de Estado da Saúde, iniciou no último domingo (10), mais um roteiro de atendimento oftalmológico. Dessa vez, em Floriano, contemplando 51 municípios dos territórios Tabuleiros dos Rios Piauí e Itaueira e do Alto Parnaíba e Serra Capivara, a meta da Secretaria é realizar 1.500 cirurgias de catarata e 5 mil consultas oftalmológicas.

Em dois roteiros em 2015, contemplando quatro territórios ao sul do Estado, foram realizados 3.029 cirurgias. O esforço é facilitar o acesso aos serviços, descentralizando as ações para todo o Piauí, como explica o secretário Francisco Costa, que neste domingo, participou do primeiro dia de ação, em Floriano.

“Sabemos da dificuldade de acesso, do número reduzido de profissionais credenciados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e nossa proposta é levar para mais perto das pessoas um serviço com resolutividade, rápido”,
afirma Costa, ressaltando que além do Olhar Bem, o programa Amigos do Peito também iniciou as atividades em 2016, em Regeneração. “Lá, foram realizados 120 exames de mamografia, oportunizando que a prevenção e o monitoramento do câncer de mama sejam uma realidade”.

Imagem: FlorianoNewsDr. Francisco Costa(Imagem:FlorianoNews)Dr. Francisco Costa

Pelo Olhar Bem, são atendidos pacientes a partir de 60 anos de idade, que no primeiro dia, passam por exames e consultas oftalmológicas. Com o diagnóstico da catarata, o paciente é submetido, no dia seguinte, à cirurgia. “Tudo rápido, com resolutividade. Saindo do centro cirúrgico, o paciente recebe o kit pós-operatório, com óculos escuros e colírio. E logo no terceiro dia, é feita a primeira revisão. A segunda, com 30 dias, com a mesma equipe do Programa”, explica Costa.

No primeiro dia de atendimento em Floriano, aproximadamente 500 pessoas foram atendidas e mais de 250 tiveram cirurgias agendadas. Os atendimentos estão sendo realizados na Universidade Estadual do Piauí, que foi totalmente adaptada para receber os pacientes.

Imagem: FlorianoNewsOlhar Bem irá realizar 1500 cirurgias de catarata em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook