Olhar Bem chega a Floriano para realizar cirurgias de catarata

08/01/2016 12h40


Fonte Governo do Piauí

O Programa Olhar Bem, ação itinerante de Oftalmologia que já contemplou os municípios dos territórios do Vale do Rio Guaribas, Sambito, Canindé e Chapada das Mangabeiras e realizou mais de 3 mil cirurgias, chega ao município de Floriano, no próximo domingo (10).

Imagem: Francisco LealClique para ampliarPrograma Olhar Bem oferece consultas e cirurgias de catarata.(Imagem:Francisco Leal)

Na ocasião, serão realizadas 1.800 cirurgias e cinco mil consultas, beneficiando a população dos municípios dos territórios de Tabuleiros dos Rios Piauí e Itaueira, Tabuleiros do Alto Parnaíba e Serra da Capivara.

A ação objetiva descentralizar os serviços, atendendo o maior número possível de pacientes, em um curto intervalo de tempo, e o mais próximo de sua casa. E, ao final do Programa, a meta é realizar 15 mil consultas oftalmológicas e realizar 4.800 cirurgias de catarata, contemplando 141 municípios.

Todos os atendimentos são totalmente gratuitos, feitos pelo Sistema Único de Saúde(SUS), e para ter acesso aos serviços de saúde, o usuário deve procurar as secretarias municipais de saúde ou seu agente de saúde. Pelo fluxo de atendimento, em até dois dias, o paciente passa pela consulta e constatado o diagnóstico de catarata, é submetido à cirurgia, em curto espaço de tempo e resolutividade.

Oferta de Oftalmologia

A oferta de serviços de Oftalmologia concentra-se basicamente na capital, onde dos 146 médicos oftalmologistas cadastrados no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), 114 estão em Teresina e os demais distribuídos em 17 municípios.

Dos 27 estabelecimentos que realizam cirurgia de catarata pelo SUS, 12 estão localizados em Teresina, demonstrando que 44,4% da oferta do serviço é em único município.

Calendário

Floriano: 10 a 16 de janeiro de 2016
Local: Universidade Estadual do Piauí (Uespi) na BR 343, Km 3,5 - bairro Meladão
Territórios: Tabuleiros dos Rios Piauí e Itaueira, Tabuleiros do Alto Parnaíba e Serra da Capivara.

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews