Oftalmologista Dr. Luiz Heront fala sobre pterígio

22/11/2016 14h00


Fonte Assessoria

O médico Oftalmologista Especialista em Plástica Ocular e Cirurgia de Catarata, Dr. Luiz Heront, falou ao Portal FlorianoNews sobre o pterígio.

Segundo ele, o pterígio é uma doença caracterizada pelo crescimento de uma “pele” sobre a córnea, sendo uma das principais causas de olho vermelho. Os portadores de pterígio sentem ardência e coceira ocular, lacrimejamento, sensibilidade a luz e “sensação de cisco”. Além desses incômodos, pode leva ao astigmatismo e a distorção da acuidade visual. Nos casos mais avançados, há obstrução do eixo visual, com grande comprometimento do sentido da visão.

Causas

O pterígio é ocasionado pela radiação ultravioleta proveniente da exposição ao sol, tempo seco, poeira e ressecamento ocular são fatores associados, ao crescimento do tecido da conjuntiva.

Imagem: AssessoriaOftalmologista Dr. Luiz Heront fala sobre pterígio.(Imagem:Assessoria)

Tratamento

Nas fases iniciais, são prescritos colírios para alivio dos sintomas. Contudo, na maioria das vezes, o tratamento e cirúrgico. A técnica mais utilizada e a remoção do pterígio com transplante de conjuntiva. Consiste em recobrir o local onde antes havia o pterígio com conjuntiva retirada da parte superior do olho. Com esta técnica, a chance de haver recorrência e mínima, sendo inferior a 5%, além de possibilitar uma perfeita reconstrução da área afetada.

Inovação

A tecnologia mais moderna permite cirurgia sem pontos. E utilizada uma cola biológica que diminui o tempo da cirurgia e permite um pós-operatório muito mais tranquilo.

Como prevenir


É recomendável a utilização de acessório de proteção ocular, tais como óculos escuros contendo filtro ultravioleta, além de bonés e viseiras, bem como evitar longos períodos de exposição em ambientes com muita claridade.

Imagem: AssessoriaOftalmologista Dr. Luiz Heront fala sobre pterígio.(Imagem:Assessoria)

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: cirurgia, ocular, conjuntiva