Município de Floriano vacinou 99% do rebanho contra a febre aftosa

29/03/2014 09h47

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


O Piauí conseguiu vacinar 98,75% do rebanho durante a campanha de vacinação contra a febre aftosa, totalizando 1.656,487 de animais vacinados. Livre da aftosa, o gado piauiense poderá ser comercializado para o exterior a partir do mês de maio.

De acordo com Emídio Gabriel, Coordenador da Agência de Defesa Animal e Vegetal (ADAPI) - Regional de Floriano, o resultado da campanha foi positivo no município, que obteve o índice de 99%, representando área livre da aftosa, com poucos inadimplentes.

“Em Floriano, nós tivemos o índice de 99% e o estado todo 98,75%. Foi o maior índice já alcançado no estado do Piauí, estamos muito satisfeitos com isso e esperamos continuar assim, cada dia mais melhorando o sistema de defesa sanitária do estado para que a gente possa alcançar o reconhecimento internacional livre de febre aftosa com vacinação”, disse.

Imagem: FlorianoNewsEmídio Gabriel, Coordenador da Agência de Defesa Animal e Vegetal (ADAPI) - Regional de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)Emídio Gabriel, Coordenador da Agência de Defesa Animal e Vegetal (ADAPI) - Regional de Floriano.

Com relação aos inadimplentes, o Coordenador da ADAPI informou que a partir da próxima segunda-feira (31), será resolvido o problema.

Mesmo o Piauí tendo alcançado, em 2014, a certificação de Estado livre da aftosa, os criadores não devem descuidar de continuar vacinando o seu rebanho, como uma forma de impedir o aparecimento da doença e alcançar 100% do gado no Estado livre da aftosa.

O evento de certificação para o comércio do rebanho e a certificação internacional será em Paris, de 27 a 30 de maio. A expectativa Agência de Defesa Animal e Vegetal é que o Piauí receba a certificação internacional de área livre da doença, o que proporcionará para o criador a exportação de seu rebanho para outros países, com a certificação de uma carne segura para o consumo.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook