Mulheres da zona rural são atendidas em ação "Aqui tem Saúde" na UBS Margarida Alves

30/08/2022 11h54


Fonte Secom

Imagem: SecomMulheres da zona rural são atendidas em ação

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Saúde da Mulher integrado ao Programa da Estratégia Saúde da Família, realizou no último sábado (27), mais uma ação "Aqui tem Saúde" voltada para um mutirão de coleta de citopatologia para mulheres, com idade entre 25 e 64 anos, das comunidades assistidas pela Equipe de Saúde na Família da UBS Margarida Alves de Almeida, localizada no Povoado Vereda Grande. Pelo menos 46 mulheres foram beneficiadas com a ação.

Conhecido como Papanicolau, o exame preventivo é de extrema importância para a detecção de alterações nas células do colo do útero indicativas do câncer de colo do útero.

“Estamos trabalhando com ações de forma descentralizada, e esta comunidade tem mais de 200 mulheres na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde para rastreamento do câncer de colo do útero. E a Enfermeira Thamina Oka e equipe tem sempre acompanhado a saúde das pessoas da comunidade. Percebeu-se que, por conta da pandemia, muitas mulheres não estavam com o preventivo em dia. Então realizamos esse mutirão para garantir que todas tenham acesso em um dia diferenciado do atendimento de rotina da equipe”,
contou a Diretora de Estratégia Saúde da Família, Kívia Resende.

O "Aqui tem Saúde" já passou pelas localidades assistidas pela ESF L3 e percorrerá as demais unidades de saúde da zona rural. A ação demonstra o compromisso da Secretaria de Saúde em cuidar da população.


Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: mulheres, sa?de, fam?lia