MPPI flagra irregularidades em prédios da Polícia em Floriano

27/06/2023 15h59


Fonte cidadeverde.com

Imagem: ReproduçãoMPPI flagra irregularidades em prédios da Polícia em Floriano(Imagem:Reprodução)MPPI flagra irregularidades em prédios da Polícia em Floriano

O Ministério Público do Piauí, através do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP), identificou diversas deficiência e irregularidades em unidades da Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica de Floriano. As inspeções foram realizadas nos dia 19 e 20 de junho.

No primeiro dia, as equipes visitaram a 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Floriano e seguiram no 1º, 2º Distrito Policial e Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher da localidade. No dia seguinte, as vistorias foram realizadas no Núcleo Regional de Polícia Técnico-Científica e Instituto Médico Legal (IML), que funciona em sala improvisada no Hospital Regional Tibério Nunes.

De acordo com o MPPI, no decorrer das inspeções, constatou-se a precariedade extrema da estrutura física, que se encontra em situação totalmente insalubre, além de problemas com as viaturas, mobiliário, equipamentos de informática e outras deficiências que prejudicam o exercício da atividade-fim policial, inclusive o descumprimento do horário de expediente e/ou ausência de servidores.

Na ocasião, os Promotores de Justiça falaram aos servidores da Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica sobre as irregularidades observadas, fixando prazo para regularização da situação e comprovação das providências adotadas aos órgãos do MPPI.

O MPPI destacou ainda que as visitas técnicas tiveram como objetivo acompanhar e fiscalizar as condições de estrutura física e do estado de conservação das viaturas; cumprimento do expediente pelos servidores; as estatísticas relacionadas aos registros de ocorrências criminais; efetividade da atividade policial; tramitação dos procedimentos policiais; bem como a produção dos laudos periciais e o atendimento imediato ao cidadão.

Com a finalização das vistorias, o GACEP confeccionou relatórios detalhados apontando as deficiências e irregularidades detectadas em cada unidade, para a adoção das providências legais, a fim de garantir condições adequadas de trabalho aos profissionais de segurança pública, além de oferecer qualidade e celeridade nas investigações e atendimento imediato à população.

Em nota, o Departamento de Polícia Científica falou que essas irregularidades em Floriano foram encontradas apenas nas unidades de Polícia Técnico-Científica, mas que a jurisdição não estava afetada. Disse ainda que desde 2015 então sendo realizadas várias modificações, inclusive revitalização de estruturas físicas e informaram que vai haver o chamamento de novos servidores onde devem ser realocadas e suprimidas essas questões de ausência de servidores. O Departamento disse também vão ser adquiridos novos equipamentos que serão distribuídos para as unidades da Polícia Civil.

(Com informações do MPPI)
 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook