Ministério de Minas e Energia faz mapeamento das áreas de risco de Floriano
31/07/2014 15h00O município de Floriano recebeu na última quarta-feira (30), a visita do técnico da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, Sidney Barros, que está mapeando as áreas de risco a inundação e deslizamentos em 821 municípios do País.
De acordo com o Coordenador Municipal de Defesa Civil, João Raimundo Santos, o técnico foi enviado a Floriano para conhecer de perto as áreas de risco apresentadas pela Prefeitura Municipal e em seguida emitir um relatório apontando quais as áreas que tem possibilidade de sofrer com novas inundações e que medidas devem ser adotadas para prevenir outros desastres.
Imagem: João Raimundo Santos

Acompanhado por uma equipe, Sidney Barros visitou alguns pontos onde existem alagamentos quando há enchente no Rio Parnaíba, e alguns riachos em que acontecem enxurradas atingindo logradouros de famílias.
“Identificamos todos esses pontos para que seja feito um relatório para o Ministério de Minas e Energia, que está fazendo um trabalho articulado com o Ministério das Cidades, Ministério da Integração Nacional, e a Secretaria Nacional da Defesa Civil”, explicou João Raimundo Santos.
Imagem: FlorianoNews
João Raimundo, Coordenador Municipal de Defesa Civil de Floriano.
João Raimundo, Coordenador Municipal de Defesa Civil de Floriano.A cidade de Floriano está situada geograficamente no Meio Norte do Nordeste brasileiro, entre três biomas, recebendo influência do sertão, serrado e da região amazônica, e tem uma média de chuva no período de inverno de 1.200 milímetros, com grande risco de inundações pelo grande volume de água dos afluentes do rio Parnaíba.
A situação ainda é agravada pelas condições de solo do município, que é raso. Desse modo, quando chove muito o solo fica encharcado e muitas construções vão a baixo.
De acordo com um mapeamento divulgado pela Confederação Nacional dos Municípios em agosto de 2013, há previsão de enchentes nos próximos anos em Floriano, por esse motivo a Defesa Civil vem trabalhando planos de ações preventivas para evitar os impactos negativos em tempos de anormalidades na região.
Imagem: João Raimundo Santos

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews












