Militares participam de palestra sobre Isolamento e Preservação de Local de Crime

21/01/2017 08h30

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Na manhã da última sexta-feira (20) Policiais lotados no 3º Batalhão de Policia Militar de Floriano participaram de uma palestra sobre Isolamento e Preservação de Local de Crime.

O evento, realizado no Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Calisto Lobo (CEEP), foi conduzido pela Aspirante a Oficial PM Renata, que falou sobre a importância de preservar um local de crime, garantindo a sua integridade, para a colheita de vestígios que fornecerão os primeiros elementos à investigação.

Imagem: Divulgação/PMMilitares participam de palestra sobre Isolamento e Preservação de Local de Crime.(Imagem:Divulgação/PM)

Segundo o Comando do 3º BPM, a Palestra realizada visa o cumprimento da programação da Nota de Instrução N°001/3°BPM/2017 que trata sobre o Nivelamento Procedimental dos Policiais Militares lotados naquela Unidade Militar, bem como especificamente, padronizar o atendimento policial às ocorrências com vítimas.

Normalmente quando há ocorrência de um crime, a Polícia Militar é a primeira instituição a chegar ao local, sendo, na maior parte das vezes, acionada por parentes da vítima. Na ocasião ressaltou-se que a primeira providência que deve ser adotada pelo primeiro agente de segurança pública que chegar ao local do crime, em havendo vítima, é a de saber se a vítima ainda se encontra com vida, através dos procedimentos de primeiros socorros adquiridos durante o curso de formação policial, afim de que possa ser providenciado o devido socorro. Caso contrário, ao perceber que a vítima, já se encontra sem vida, deverá isolar o local até a chegada da polícia judiciária, cabendo a esta última tomar as providências legais.

Dessa forma, percebe-se a relevância dos procedimentos de isolamento e preservação do local de crime, para a ocorrência de um trabalho pericial que proporcione a máxima exatidão no que concerne a análise dos vestígios.

Imagem: Divulgação/PMMilitares participam de palestra sobre Isolamento e Preservação de Local de Crime.(Imagem:Divulgação/PM)

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: crime, militar, vítima