Merenda escolar saudável, secretaria de educação de Floriano fecha acordo com agricultores

14/10/2010 17h34

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: IlustraçãoClique para ampliarAlunos durante a merenda(Imagem:Ilustração)Alunos durante a merenda
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) vai receber R$ 968 milhões para despesas com a merenda de alunos da educação infantil e do ensino fundamental e médio de escolas públicas e filantrópicas.

O repasse também visa a desenvolver as áreas produtivas nos estados e municípios, pois o dinheiro tem que ser gasto na compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar.

O PNAE foi implantado em 1955 e beneficiam atualmente 47 milhões de estudantes, número que até 2008 era de 34,6 milhões. A elevação para o patamar atual se deve à inclusão no benefício de alunos do ensino médio e que frequentam cursos de educação de jovens e adultos (EJA).

O fornecimento de alimentação nas escolas visa a atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis.

O dinheiro da União para essa conta é repassado com base nos números do Censo Escolar do ano anterior nos estados e municípios. A prestação de contas é feita aos conselhos de Alimentação Escolar em cada ano, até o dia 15 de fevereiro, pelas secretarias municipais e estaduais de Educação. Elas enviam relatório das contas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) até o dia 31 de março de cada ano. Fiscalizam também a aplicação do dinheiro o Tribunal de Contas da União (TCU), a Secretaria Federal de Controle Interno e o Ministério Público.

Floriano

Imagem: ilustraçãoClique para ampliarMerenda Escolar(Imagem:ilustração)Merenda Escolar
Nas escolas de Floriano o programa começa a dar os primeiros passos na rede de educação municipal. Agricultores do município já estão cadastrados e aptos a fornecer legumes, verduras e hortaliças para as escolas.

Um reunião realizada quarta-feira, dia 13, esclareceu dúvidas dos produtores e diretores de escolas. Cerca de 30% dos recursos destinados a merenda escolar devem ser investidos na compra de produtos agricolas produzidos em Floriano.

Na reunião foi apresentado o cardápio das escolas aos agricultores como uma proposta para ser avaliada, assim cada agricultor pode confirmar a quantidade e tipos de produtos que poderão ser oferecidos o ano todo para as escolas.

A primeira compra deve ser feita ainda este ano, no mês de Novembro.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano