Membros da Academia Piauiense de Letras visitam Floriano em momento histórico

10/06/2023 10h31

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


A cidade de Floriano se prepara para receber uma visita especial no final de semana dos dias 16 e 17 de junho de 2023. Pela primeira vez, os membros da APL - Academia Piauiense de Letras estarão na cidade, marcando um momento histórico para a cultura local. Durante sua estadia, os acadêmicos participarão de uma série de atividades que promovem o intercâmbio cultural e o reconhecimento do patrimônio literário e artístico da região.

A visita incluirá diversos locais emblemáticos e significativos para a história e a cultura de Floriano. Confira as atividades que farão parte desse roteiro memorável:

Visita à Cidade Cenográfica (Paixão de Cristo):
Os membros da APL terão a oportunidade de conhecer a cidade cenográfica onde é encenada a tradicional Paixão de Cristo, uma das principais manifestações culturais da região. Essa visita proporcionará uma imersão na rica tradição teatral local.

Visita à ALBEARTE: A ALBEARTE (Associação Livre de Artistas de Floriano-PI) receberá os acadêmicos, permitindo que eles conheçam de perto o trabalho dos artistas locais e explorem as diversas formas de expressão artística presentes na cidade.

Visita ao prédio em ruínas na Beira do Rio Parnaíba - Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara: Em um passeio pela beira do Rio Parnaíba, os membros da APL terão a oportunidade de conhecer um prédio histórico em ruínas, o Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara. Essa visita oferecerá insights sobre a importância da preservação do patrimônio cultural e despertará reflexões sobre a história da região.

Visita ao Espaço Cultural Maria Bonita:
Um dos pontos culturais mais importantes de Floriano, o Espaço Cultural Maria Bonita, será visitado pelos acadêmicos. Eles poderão apreciar exposições artísticas e conhecer mais sobre a cultura local e as manifestações populares.

Sessão da APL - Academia Piauiense de Letras na Fundação Floriano Clube:
A sessão da APL será realizada na Fundação Floriano Clube, proporcionando um espaço de diálogo e troca de conhecimentos entre os membros da academia e os moradores locais interessados em literatura e cultura.

Visita a uma Escola pública Municipal:
Os acadêmicos também terão um encontro especial com a comunidade escolar de Floriano-PI. A visita a uma escola pública municipal permitirá que eles compartilhem experiências e incentivem o interesse pela literatura e pela escrita entre os estudantes.

Visita ao Museu Iconográfico Laboratório Sobral:
O Museu Iconográfico Laboratório Sobral será explorado pelos membros da APL, possibilitando a imersão na história e na iconografia da região. Essa visita enriquecerá ainda mais o conhecimento dos acadêmicos sobre o patrimônio cultural de Floriano-PI.

Visita à FAESF - Faculdade de Ensino Superior de Floriano:
Por fim, os membros da APL irão visitar a FAESF, importante instituição de ensino superior da cidade. Essa visita promoverá um intercâmbio entre os acadêmicos e estudantes, fomentando o compartilhamento de ideias e o estímulo à produção literária e intelectual.

A visita dos membros da Academia Piauiense de Letras a Floriano é um evento de grande importância para a valorização da cultura local e para o fortalecimento dos laços entre a academia e a comunidade. Essa iniciativa representa um reconhecimento do potencial artístico e literário da região, e a expectativa é de que ela estimule ainda mais o desenvolvimento cultural e educacional da cidade.


Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews