Matadouro de Floriano inaugurado em 2010 está abandonado e nunca funcionou

01/07/2015 08h14


Fonte G1 PI

O matadouro público da cidade de Floriano foi inaugurado em julho de 2010. A construção do estabelecimento custou cerca de R$ 260 mil aos cofres dos governos federal e municipal. Mas, passados cinco anos da inauguração, o prédio nunca funcionou e atualmente está abandonado, servindo de alvo para os vândalos.

Em 2013, uma vistoria foi feita no local a pedido da prefeitura de Floriano e um laudo técnico apontou que o matadouro não pode funcionar no local. De acordo o secretário de governo de Floriano, Cézar Pedrosa, as normas do Ministério da Agricultura não permitem o funcionamento do abatedouro no local onde ele foi construído.

"As normas de sanidade impostas pelo Ministério da Agricultura não permitem que um matadouro funcione dentro da zona urbana", explicou. Ainda segundo ele, o local já foi indicado para ser a sede da bacia leiteira de Floriano devido a impossibilidade do matadouro entrar em funcionamento.

"O valor que se tem hoje para implantar a usina de leite não dá para construir o prédio, então a Codevasf aceitou e a Prefeitura está adequando o matadouro para transformá-lo na usina de leite de Floriano. Essa sim é permitida funcionar em zona urbana",
falou.

Sem utilidade há cinco anos, o prédio está sujo, sem água e com sinais de vandalismo em todas as partes. Até as portas foram roubadas e o caso foi registrado na delegacia de polícia. O transformador de energia que havia sido instalado foi retirado para não ser levado por bandidos.

O secretário de desenvolvimento rural de Floriano, Edvaldo Araújo, confirmou que existe um convênio entre o município e a Codevasf para implantação da usina de leite aproveitando o espaço. Ainda segundo ele, o projeto de construção de um novo abatedouro está com o governo do estado, mas a obra está temporariamente parada e até agora apenas um poço foi perfurado.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook