Líder do processo de combate às perdas da Eletrobrás fala sobre desvios de energia em Floriano

15/05/2013 07h21

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


O líder do processo de combate às perdas da distribuição da Eletrobrás, Everaldo Gonçalves Correia, afirmou que mesmo com muitas equipes preparadas para evitar desvio de energia, são encontrados diversos procedimentos dessa natureza na região de Floriano. 

As gambiarras são uma das grandes preocupações da empresa, pois esses procedimentos chamados de ligações clandestinas, além de causar prejuízos, oferecem extremo risco, tanto para o sistema elétrico, como para o próprio consumidor.

De acordo com Everaldo Gonçalves Correia, este não é um problema financeiro, mas de cultura da região.

Imagem: FlorianoNewsEveraldo Gonçalves Correia, líder de processo de combate às perdas da distribuição da Eletrobrás.(Imagem:FlorianoNews)Everaldo Gonçalves Correia, líder de processo de combate às perdas da distribuição da Eletrobrás.

A empresa realiza vistorias periódicas na área de Floriano, com intuito de fiscalizar, localizar, autuar e recuperar a perda de energia em todo o território que a Eletrobrás tem concessão.

No dia 02 de maio no município florianense foi encontrado um destes procedimentos em uma casa de shows, localizada as margens da BR 230, no bairro Sambaíba Nova.

Imagem: FlorianoNewsLigações clandestinas de energia.(Imagem:FlorianoNews)Ligações clandestinas de energia.

No local os técnicos da Eletrobrás identificaram dois desvios de energia, um na rede de alta tensão e o outro diretamente no medidor de energia, o que caracteriza, segundo o artigo 155, furto de energia.

O proprietário do clube foi comunicado, ouvido e autuado em flagrante pelo crime, pagou fiança e foi liberado.

Imagem: FlorianoNewsLigações clandestinas de energia.(Imagem:FlorianoNews)Ligações clandestinas de energia.

O furto de energia está previsto no parágrafo 3º do artigo 155 do Código Penal, podendo a pena variar de 1 a 4 quatro anos de reclusão, além da fixação de multa.

Esse quantum ainda poderá ser elevado nas hipóteses de furto qualificado, ou seja, quando o agente, emprega meios tais como a fraude, a escalada, a destreza e demais hipóteses expressamente previstas no artigo em comento com vistas à consecução do crime.

Everaldo Gonçalves orientou ainda as pessoas que moram em casas de aluguel que solicitem a vistoria da Eletrobrás ao alugar um imóvel, para que eles não venham a sofrer constrangimento de ser encontrado algo irregular.

“Isso é muito importante porque tira qualquer responsabilidade desse novo inquilino em relação a irregularidades encontradas na residência”, disse Everaldo Gonçalves Correia.