Investidores chineses estiveram na cidade de Floriano

13/03/2013 08h56

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Na manhã desta terça-feira (12), um grupo de investidores chineses visitou a cidade de Floriano-Pi, para discutir investimentos do Governo Chinês e entidades de financiamentos em obras no Estado.

O empresário chinês Frank Shung, presidente do Grupo China Devenlopment Bank (CBD) e The Export-Import Bank of China (EXIMBANK), visitou a cidade com o objetivo de conhecer pontos considerados estratégicos para uma possível implantação de uma montadora de motocicletas e de componentes eletrônicos.

Imagem: FlorianoNewsInvestidores chineses estiveram na cidade de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

Incentivados pelo Governo do Estado do Piauí e Pelo Município de Floriano, a expectativa é de que o grupo venha a contemplar a cidade com a implantação dessa empresa na região do Porto Seco de Floriano, com a indústria de montagem de telefonia celular, motocicletas e computadores.

Os chineses chegaram a Floriano acompanhados pelo Prefeito da cidade, Gilberto Junior, o Deputado Estadual Gustavo Neiva e pelo Secretário Estadual de Transportes, Avelino Neiva. No aeroporto Cangapara foram recebidos pelo Vice-prefeito, Salomão Holanda, empresários locais, Vereadores e Secretários Municipais.

De acordo com o secretário estadual de Transportes, Avelino Neiva, que participou da comitiva comanda pelo prefeito Gilberto Junior (PSB), vice-prefeito Salomão Holanda (PRB), deputado Gustavo Neiva (PSB), secretários municipais, vereadores além de vários empresários locais, esse empreendimento seria possível através do Porto Seco de Floriano, que proporcionaria grandes condições favoráveis de localização. Várias BR's recortam o município e existe a proximidade de Floriano com quase todas as capitais do Nordeste, assim como com as principais rotas comerciais do mundo.

Imagem: FlorianoNewsInvestidores chineses estiveram na cidade de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

Foi feita uma explanação do Projeto do Porto Seco ao grupo de investidores, que em seguida foram à área do porto seco fazer uma sondagem do terreno e sobrevoaram o cerrado para conhecer a região.

Floriano é a porta de entrada para todas as riquezas do Piauí. A cidade é um centro nas áreas do comércio e da educação, e tem um grande potencial para crescer e gerar emprego e renda para a população.

Imagem: FlorianoNewsInvestidores chineses estiveram na cidade de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

O empreendimento tem como objetivo nacionalizar produtos importados e internacionalizar produtos locais, devendo estes ser escoados por via ferroviária ou rodoviária ao seu destino final. Com a construção do porto, além da redução dos encargos envolvendo os produtos, as mercadorias também devem chegar com até 90 dias de antecedência, pois deixará de enfrentar as filas e a burocracia de outros portos.

Apesar de não haver nenhuma afirmativa definitiva de que o grupo vai se instalar na cidade, são muitas as possibilidades para que a parceria aconteça.

As autoridades políticas municipais enxergam a visita com otimismo, e afirmam que esta é apenas uma das muitas empresas que se instalarão no município após a conclusão das obras do Porto Seco de Floriano.

Imagem: FlorianoNewsInvestidores chineses estiveram na cidade de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

Ainda segundo Avelino Neiva serão investidos cerca de R$ 15 milhões na construção do porto seco. O processo licitatório já está em andamento. “Com a construção desta obra a cidade de Floriano dará um passo importante no que tange ao desenvolvimento”, afirmou Neiva. O Porto Seco será construído num espaço de 10 hectares de área construída.

Imagem: FlorianoNewsAvelino Neiva(Imagem:FlorianoNews)Avelino Neiva

Para o prefeito Gilberto Junior (PSB), o empreendimento trará, além de outros benefícios, a geração de empregos para a população florianense. “Floriano encontra-se numa situação privilegiada, tanto empresarial quanto estratégica. São os avanços que queremos pra nossa cidade e região. Esses são os primeiros passos para quem quer buscar desenvolvimento. Deus vai nos ajudar pra que possamos conquistar mais cada vez os objetivos e os anseios da nossa população”, ressaltou Gilberto Junior.

Imagem: FlorianoNewsPrefeito Gilberto Júnior(Imagem:FlorianoNews)Prefeito Gilberto Júnior

O empresário chinês se mostrou interessado com os estudos apresentados pela Prefeitura de Floriano, principalmente, sobre a questão dos incentivos fiscais que podem, perfeitamente, facilitar a instalação do empreendimento na cidade. “Vamos estudar cuidadosamente todos os pontos apresentados. A nossa intenção é a melhor possível, e quem sabe, a gente possa presentear a cidade Floriano com esses empreendimentos, todos os pontos são favoráveis”, disse o empresário.

Imagem: FlorianoNewsFrank Shung, presidente do Grupo China Devenlopment Bank (CBD) e The Export-Import Bank of China (EXIMBANK).(Imagem:FlorianoNews)Frank Shung, presidente do Grupo China Devenlopment Bank (CBD) e The Export-Import Bank of China (EXIMBANK).



*Com informações da Secom

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews