Iniciado o Mutirão de Catarata em Floriano

23/11/2021 13h41

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: ReproduçãoIniciado o Mutirão de Catarata em Floriano(Imagem:Reprodução)Iniciado o Mutirão de Catarata em Floriano

Teve início na manhã desta terça-feira (23), o Mutirão de Catarata em Floriano. A ação é uma parceria entre a Secretaria Edtadual de Saúde, Prefeitura Municipal de Floriano e Hospital Regional Tibério Nunes.

O mutirão tem como principal objetivo, beneficiar mais de 600 pessoas com intenvenções cirúrgicas, contemplando-as com melhor qualidade de vida.

Além de Floriano, cerca de 20 municípios da região serão beneficiados com os procediementos até quarta-feira (24). 

O que é catarata?

Com o passar do tempo e a idade avançando, naturalmente dentro dos nossos olhos também ocorre um processo natural de envelhecimento que é chamado de Presbiopia. Ou seja, dentro do nosso olho nos temos o cristalino, que é considerado a lente dos nossos olhos. Nesse processo ocorre a perda de elasticidade do cristalino. É algo que não tem como evitar e que 100% das pessoas sentiram esse processo.

A catarata é como se fosse a fase seguinte desse processo. A lente natural, além de perder a elasticidade, torna-se opaca. Ou seja, a catarata é caracterizada pela perda progressiva da transparência do cristalino. Essa opacificação atrapalha a entrada de luz nos olhos, acarretando diminuição da visão e, consequentemente, acaba tornando mais difíceis tarefas como ler um livro ou dirigir um carro.

Aos poucos a visão fica embaçada, como se houvesse uma névoa diante dos olhos, até que a pessoa passa a enxergar apenas vultos e luzes, podendo ocorrer a cegueira se não diagnosticado e tratado. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa.

Sintomas:

Os sintomas da catarata não surgem logo de início da doença, por isso ela é considerada um mau silencioso. Ou seja, começam a aparecer de forma progressiva com sintomas leves de início. Conforme o problema avança é que a pessoa começa a sentir incômodo e dificuldade para enxergar. Os seguintes sintomas são característicos da catarata:
  • Diminuição da acuidade visual: dificuldade de enxergar;
  • Visão embaçada/nublada/esfumaçada/confusa/turva;
  • Visão dupla;
  • Dificuldade para ler, dirigir e andar;
  • Sensibilidade à luz;
  • Alteração da percepção de cores;
  • Mudanças frequentes no grau dos óculos;
  • Visão com brilho de lâmpadas ou do sol;
  • Dificuldade em fazer as atividades diárias por causa de problemas de visão;
  • Escurecimento da visão;
Diagnóstico:

Apenas em consulta com o oftalmologista. A catarata é detectada quando o especialista examina a estrutura interna do olho, ele verificará se o cristalino possui alguma lesão. Por isso não deixei de agendar sua consulta, é muito importante o diagnóstico precoce.

Tópicos: processo, sintomas, catarata