Iniciada a campanha de vacinação contra febre aftosa em Floriano

08/05/2023 16h31

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNewsAgência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) em Floriano(Imagem:FlorianoNews)Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) em Floriano.

Teve início no último 02 de maio, a campanha de vacinação contra febre aftosa, em Floriano. A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) informa que dia 30 de maio encerra a primeira etapa de vacinação. Todos os proprietários de rebanhos devem procurar a ADAPI para emitir a certificação da vacinação.

Cleyton Cunha, Coordenador da ADAPI Regional de Floriano, ressalta a importância da vacinação e da certificação do rebanho.

"A vacinação teve início dia 02 de maio, encerrando dia 30, e o criador tem até 15 de junho para comprovar a vacinação. Então, quanto mais cedo você vacinar e certificar seu rebanho, melhor pra gente e pra você criador, porque você só pode movimentar seu rebanho no sistema da ADAPI após a certificação de vacinação contra a febre aftosa. Nós somos responsáveis por onze municípios piauienses, então, você criador, compre a vacina, venha vacinar e certifique o seu rebanho. Nessa primeira etapa todos os animais são vacinados, e não tem nenhuma contra-indicação. O nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 07:30 às 13:30", disse o coordenador.

Imagem: FlorianoNewsCleyton Cunha, Coordenador da ADAPI Regional de Floriano(Imagem:FlorianoNews)Cleyton Cunha, Coordenador da ADAPI Regional de Floriano

A febre aftosa é uma doença infecciosa altamente contagiosa que afeta os animais de casco fendido, como bois, búfalos, cabras e porcos. A vacinação é a principal forma de prevenção e controle da doença, além de ser obrigatória por lei. Portanto, os criadores devem estar atentos ao prazo para vacinação e certificação do rebanho para evitar sanções e prejuízos na comercialização dos animais.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: aftosa, rebanho, vacina??o