IBAMA aumenta fiscalização para combater a pesca clandestina durante a piracema

16/12/2010 21h39

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


 O IBAMA está intensificando a fiscalização dos pescadores no período da piracema. Os fiscais estão todas as semanas em lagoas e rios, coibindo a pesca predatória feita com tarrafa e engancho. A pessoa que for pega praticando a pesca ilegal poderá pagar uma multa e ainda sofrer um processo na justiça, alerta o chefe do órgão em Floriano, Petrônio Costa e Silva.

Segundo ele, desde quando foi iniciado o período da Piracema no mês de outubro já foram apreendidos mais de quatro mil metros de rede, cerca de 80 g de pescado e um motor. O alerta é para que as pessoas não pescarem utilizando rede e tarrafas. “O que é permitido é apenas a pesca com anzol”, garante.

O chefe do IBAMA em Floriano alerta inclusive que os pescadores profissionais tem o seguro desemprego oferecido pelo governo federal nesta época do ano e mesmo assim, muitos ainda insistem em praticar a pesca clandestina.

A Piracema é a subida dos peixes até as cabeceiras dos rios para realizarem a desova, e assim, se reproduzirem. Todos os anos, de outubro a maio, algumas espécies de pescado fazem esse longo percurso, vencendo os obstáculos naturais, como as corredeiras e cachoeiras, no intuito de perpetuar suas espécies.

Eles têm de vencer também a pesca predatória, feita clandestinamente com armadilhas, redes, tarrafas, puças, e outros artifícios por pescadores e outras pessoas sem a devida preocupação com o futuro dos peixes de nossas águas.

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews