10ª GRE de Floriano intensifica matrículas para o Alfabetiza Piauí

10/07/2025 17h17

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: DivulgaçãoGRE de Floriano, Glauce Barros, intensifica matrículas para o Alfabetiza Piauí(Imagem:Divulgação)10ª GRE de Floriano intensifica matrículas para o Alfabetiza Piauí

Em entrevista ao Portal FlorianoNews nessa quarta-feira (09), a gerente da 10ª Gerência Regional de Educação (GRE) de Floriano, Glauce Barros, reforçou a importância da mobilização final para as matrículas do Programa Alfabetiza Piauí, voltado à alfabetização de jovens, adultos e idosos a partir dos 15 anos.

"Estamos a todo vapor na nossa grande mobilização de matrículas dos alunos do Alfabetiza Piauí. Convocamos todos aqueles que têm acima de 15 anos e ainda não sabem ler e escrever para procurarem as escolas da rede pública estadual. Estamos encerrando esse ciclo de matrículas", destacou Glauce.

Locais com turmas abertas: 

Atualmente, o programa conta com turmas abertas nas comunidades Jacaré Novo, Amolar e, em breve, no Casulo, alcançando áreas urbanas e rurais. As escolas que estão com matrículas ativas incluem:

  • Escola Mirtes Demes
  • Zezinho Vasconcelos
  • Lindolfo Uchoa
  • Socorro Mendes

Benefícios garantidos aos alunos:

  • Duas bolsas de R$ 300 para alunos que participam da etapa de alfabetização
  • Mais uma bolsa de R$ 300 para quem dá continuidade aos estudos
  • Transporte gratuito
  • Alimentação completa (lanche e jantar)
  • Fardamento escolar gratuito

A gerente enfatizou que a idade não é um impedimento para estudar, e que o aluno escolhe o horário das aulas, que acontecem durante três horas por dia.

"Pode ter 50, 60 ou 100 anos. Toda hora é hora de aprender a ler e escrever. A vergonha não pode impedir que alguém mude sua vida", disse Glauce.

Reconhecimento na OBMEP

Durante a entrevista, Glauce Barros também celebrou uma conquista importante da região: o estudante Isaac, do município de Santo Antônio dos Flores do Piauí, irá receber medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A técnica da OBMEP, em parceria com a GRE e a escola UNICAS, acompanhará o aluno até o local da premiação.

O Programa Alfabetiza Piauí tem mudado vidas, não apenas promovendo a alfabetização, mas oferecendo dignidade, inclusão e oportunidades para quem não teve acesso à educação na idade certa.

Como se inscrever:

Os interessados devem procurar a secretaria de qualquer escola estadual participante, com documento de identificação, e garantir sua matrícula antes do encerramento do período.

“É tempo de aprender, crescer e transformar vidas. A alfabetização é um direito de todos”, finalizou a gerente regional.

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews