Delegado Charles detalha Operação Pacto Pela Ordem e reforça compromisso com segurança em Floriano
07/07/2025 16h10Em entrevista concedida ao Portal FlorianoNews na tarde desta segunda-feira (07), o delegado Charles Pessoa, do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), trouxe detalhes sobre a Operação Pacto Pela Ordem, deflagrada pela Polícia Civil do Piauí no município de Floriano.
A operação, que aconteceu na manhã desta segunda-feira, teve como objetivo o cumprimento de 20 mandados de busca e apreensão, resultando na condução de 10 pessoas à unidade policial. Segundo o delegado, a ação faz parte de um conjunto de medidas planejadas dentro do Pacto Pela Ordem, uma diretriz da Secretaria de Segurança Pública do Estado para intensificar o combate ao crime organizado em todo o Piauí.
“Essa operação foi coordenada pelo DRACO, em conjunto com a Delegacia Seccional de Floriano, sob a condução do delegado Cláudio. Atendemos uma diretriz do nosso Secretário de Segurança, do Delegado-Geral e do Comandante-Geral da PM. Tudo isso para proporcionar mais segurança e paz social para a população, especialmente nesse momento de festividades pelos 128 anos de emancipação política de Floriano”, destacou Charles Pessoa.
Imagem: FlorianoNews
Delegado Charles Pessoa detalha Operação Pacto Pela Ordem e reforça compromisso com segurança em Floriano.

O delegado enfatizou que a escolha da data para a operação — no mesmo dia da principal festa de aniversário da cidade — foi estratégica e visava garantir maior tranquilidade à população durante os eventos comemorativos.
“Antecipamos a operação justamente para reforçar a segurança da população durante as festividades. Essa é uma das várias ações que fazem parte de um cronograma mais amplo para enfrentar o crime organizado na região de Floriano, que tem enfrentado uma presença incômoda dessas facções criminosas”, afirmou.
Charles também lembrou que o trabalho desenvolvido nos últimos meses já tem refletido na redução da criminalidade no município.
“Tivemos alguns homicídios recentemente, mas praticamente todos foram elucidados. A maioria dos autores está presa e à disposição da Justiça. Isso mostra o empenho das forças de segurança e o sucesso dessas operações. Floriano passou a ser prioridade, porque sabemos da complexidade de combater facções criminosas e da importância de proteger as famílias de bem dessa região.”
O delegado reforçou que novas operações já estão programadas e que o compromisso da Secretaria de Segurança é de seguir atuando de forma integrada, firme e estratégica:
“Nosso propósito é proteger os piauienses e não permitir que a criminalidade organizada interfira na vida das famílias. Estamos focados em identificar, prender e retirar das ruas todos os envolvidos com o crime. Esse é o trabalho que Floriano merece.”
A Operação Pacto Pela Ordem contou com apoio da Delegacia Seccional de Floriano, Diretoria de Polícia do Interior, Diretoria de Inteligência da SSP, além de equipes da FEISP, BOPE, BEPI e do 3º BPM.