Governador inaugura obras e participa de reabertura de usina de Biodiesel em Floriano

29/01/2020 15h05


Fonte Governo do Estado do Piauí

Imagem: Divulgação O governador Wellington Dias inaugurou, nesta terça-feira (28), obras de mobilidade urbana na cidade de Floriano.(Imagem:Divulgação) O governador Wellington Dias inaugurou, nesta terça-feira (28), obras de mobilidade urbana na cidade de Floriano.

O governador Wellington Dias inaugurou, nesta terça-feira (28), obras de mobilidade urbana na cidade de Floriano. O chefe do Executivo estadual também participou da reabertura da unidade industrial de biocombustível da Unibras. A reabertura do complexo industrial traz grandes expetativas para a região. Estima-se que serão gerados 70 empregos diretos e mais de 300 indiretos, estimulando a economia local.

A indústria foi inaugurada em 2004, como a primeira de grande porte do país a operar com o uso da mamona como matéria-prima. No primeiro ano de instalação e produção, a usina chegou a enviar mais de 10 milhões e 600 mil litros de biodiesel produzidos no município para os postos da Petrobras. A empresa que assumiu a usina, a Unibras preferiu por utilizar a soja como matéria-prima para a produção de biodiesel, apesar da fábrica ter sido planejada para utilizar a mamona.
Imagem: Paulo BarrosInauguração de usina de Biodiesel em Floriano(Imagem:Paulo Barros)

Wellington falou sobre a importância da reabertura da usina de biodiesel. “Esse é um momento histórico, a reabertura da antiga Brasil Ecodiesel, agora Unibras, produzindo agora biodiesel com óleo extraído da soja. Estamos aqui também implantando um programa novo, com a possibilidade do biodiesel do cártamo, uma oleaginosa que produz mais óleo do que a soja que pode ser cultivada em lugares com pouca chuva, ou seja, é a cara do Piauí. Esta é uma atividade que, certamente, vai dar bons resultados, gerar emprego e renda no Piauí”, destacou Dias.

O diretor da Unibras, José Wagner, afirmou que a indústria irá trazer desenvolvimento para a região, além de diminuir os custos de transporte de biodiesel para o Nordeste, já que será produzido aqui. “A Unibras veio com o objetivo de desmontar a indústria mas quando chegamos aqui vimos o potencial da região. Nossa indústria em Mato Grosso fornece 95% de biodiesel para o Nordeste do Brasil e a gente resolveu trazer o combustível aqui para mais perto. Então, o Piauí pode esperar um biodiesel bem mais barato porque não vai existir frete, além de gerar empregos”, ressaltou o gestor.
Imagem: Paulo BarrosUsina de Biodiesel(Imagem:Paulo Barros)

Pavimentação
Na área de mobilidade urbana, foram entregues 38.675,00 m² de pavimentação asfáltica em diversas ruas do município de Floriano com investimentos de R$ 1.876.220,52, recursos de operação de crédito Finisa I e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans-PI). O governador destacou que, mesmo diante da escassez de recursos, as obras continuam em todo o Piauí.

“Coisas boas estão acontecendo no Piauí e, em Floriano, no bairro Catumbi, entregamos 15 quilômetros já prontos e vamos prosseguir. O prefeito Joel (Rodrigues) apresentou um novo bom projeto nessa área de mobilidade, que vamos trabalhar agora no ano de 2020. Vamos concluir também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a obra da policlínica”,
acrescentou Wellington.

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues falou sobre a importância das obras para a região. “Recebemos essas melhorias e obras com o sentimento de alegria. O governador tem sido um grande parceiro da cidade. São ações de grande importância que melhoram a qualidade de vida das pessoas, o trânsito no nosso município e trazem desenvolvimento local”, destacou o gestor.

Autorizações
O governador Wellington Dias também assinou a autorização para a Secretaria de Estado de Saúde tomar as medidas necessárias para a retomada das obras da Unidade de Pronto Atendimento de Floriano e promover o repasse do Fundo Estadual de Saúde para o Fundo Municipal da Saúde de Floriano no valor de 600 mil reais destinados à conclusão da obra da Policlínica de Floriano.

Foi autorizado ainda à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico tomar as medidas necessárias para elaboração de projeto e orçamento para ligação da base da Unibras em Floriano para rodovia no trecho que liga Floriano a Itaueira e recapeamento e sinalização da Unibras para o balão rodoviário de Floriano.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: floriano, governador, obras