Gilberto Júnior participou de julgamento da cajuina do Piauí como patrimônio histórico nacional

15/05/2014 16h03


Fonte Secom

A cajuina do Piauí e o seu modo de produção tradicional passam a integrar o Patrimônio Cultural Brasileiro. O julgamento do processo ocorreu na manhã desta quinta-feira (15), pelo Conselho Consultivo do IPHAN, em Brasília. O processo n. 01450.014375/2008-87 foi relatado pilo Conselheiro Roque Laraia e foi instruído com um vídeo mostrando a importância que a cajuina tem para o Estado.

O parecer favorável do relator foi aprovado por unanimidade pelos 25 conselheiros presentes ao julgamento.

Após o aprofundado estudo sobre a cajuina e a sua produção no Piauí, o IPHAN observou que o consumo da cajuina além de um produto extraído de uma fruta tradicional do Piauí e com um modo de produção artesanal oriundo do início do século XX, tem toda uma relação com a cultura e o modo de sobrevivência de milhares de famílias piauienses.

Há cerca de 5 anos, a população do Piauí se mobilizou ao ficar surpresa com a divulgação, de que a produção da cajuina seria industrializada e explorada especificamente com fins comerciais.

O reconhecimento da produção artesanal pelo IPHAN, além de reconhecer o produto como um patrimônio piauiense, garante que os produtores serão atendidos por políticas públicas de incentivo e manutenção dos meios artesanais.

Imagem: SecomGilberto Júnior participou de julgamento da cajuina do Piauí como patrimônio histórico nacional.(Imagem:Secom)Gilberto Júnior participou de julgamento da cajuina do Piauí como patrimônio histórico nacional.

O Prefeito do Município de Floriano, Gilberto Júnior, esteve presente ao julgamento e, em nome dos piauienses, fez questão de registrar o seu agradecimento pela aprovação do parecer que reconheceu como patrimônio histórico cultural essa bebida quem tanto se identifica com os Estado do Piauí.

Na mesma pauta de julgamento deste dia 15 de maio, o Estabelevimento Rural São Pedro de Alcântara, o empreendimento que deu origem à cidade de Floriano e que foi uma iniciativa educacional para instruir os escravos libertos, foi também tombado pelo IPHAN.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: piauí, cajuína, iphan