Gestor municipal recebe reivindicações do Legislativo florianense

05/06/2017 16h29


Fonte SECOM

O prefeito Joel Rodrigues recebeu na manhã desta segunda-feira (5), em seu gabinete, nove dos quatorze vereadores de Floriano. A pauta, do próprio legislativo, seria discutida com vereadores da base e da oposição, mas os da base governista compareceram: Mauricio Bezerra, Miguel Vieira, Dessim Almeida, Maria Daguia, Celso Cavalcante, Flávio Henrique, Salomão Holanda, David Oka e Akássio. Também participaram os secretários de Governo, James Rodrigues e de Comunicação Nilson Ferreira.

O documento com as proposições prioritárias foi entregue ao prefeito. Na área de segurança pública, os vereadores pediram a implantação da Guarda Municipal e a substituição das câmeras do Guardião Eletrônico. Sobre as questões, o secretário de Governo, James Rodrigues, citou que já existe um projeto para a implantação da Guarda Municipal e que deve ser apresentado em breve, e, que já foram confirmadas as condições para a retomada dos serviços de substituição das câmeras antigas, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, inclusive com a ampliação do serviço.

Imagem: FlorianoNewsGestor municipal recebe reivindicações do Legislativo florianense.(Imagem:FlorianoNews)

O segundo ponto discutido na reunião esteve relacionado à Infraestrutura, onde foram apresentadas as necessidades de pavimentação asfáltica e poliédrica, retomada do serviço de esgotamento sanitário, reforma das praças e reposição da iluminação pública. Sobre estas solicitações, o prefeito Joel Rodrigues afirmou que já existe uma sinalização de calçamento, em especial para o trecho que liga os bairros Taboca e Rede Nova. Para pavimentação asfáltica já estão garantidos meios para implantação de 6 km de malha asfáltica. Citou que as obras de esgotamento já estão autorizadas, através de acórdão do TCU e que a empresa responsável estará visitando o município de Floriano nesta terça-feira para dar sequência a obra, que ficou parada por quatro anos, e deve ser retomada nos próximos trinta dias.

Sobre reforma de praças, o prefeito esclareceu que o projeto de revitalização e recuperação será iniciado pela praça do bairro Catumbi, em sequência Alto da Cruz. A reposição da iluminação pública da cidade sofreu um atraso porque a empresa que venceu o processo licitatório, do estado do Goiás, não conseguiu fornecer o material e uma outra empresa foi licitada. Parte do material já chegou.

Os vereadores também apresentaram reivindicações que envolvem a Superintendência de Transito e Transportes (Sutran), para colocação de placas em todas as ruas projetadas que já foram nomeadas, além de uma revisão nas sinalizações e direcionamentos do tráfego nas vias públicas. Segundo o secretário de Governo, James Rodrigues, o município irá solicitar, em breve, uma audiência pública para apresentação do Plano de Tráfego, com todos os elementos para organização do trânsito da cidade, e que um projeto prevê parceria com a iniciativa privada para a identificação das ruas.

Imagem: FlorianoNewsGestor municipal recebe reivindicações do Legislativo florianense.(Imagem:FlorianoNews)

A área da saúde também foi contemplada no documento, através dos pedidos de conclusão da UPA e da Policlínica e o credenciamento do serviço de ressonância magnética. Atendo as necessidades e melhorias da saúde de Floriano, o prefeito Joel Rodrigues citou a vinda do secretário do Estado de Saúde, Florentino Neto, na semana passada, que prometeu acelerar as obras da UPA, com inauguração até o final deste ano. Já sobre a Policlínica, Joel lembrou que o Governo do Estado está assumindo a conclusão da obra e que, inclusive, já existe recursos no valor de 1 milhão e 700 mil para a aquisição de equipamentos. Falou ainda que já sendo providenciado o serviço de ressonância magnética que, em breve, estará funcionando regulamente em benefício da população.

Na área de educação, os vereadores destacaram principalmente o reajuste salarial dos servidores da Educação. De acordo com o prefeito Joel Rodrigues, a pauta já foi discutida com o SINTE, onde ficou acertada uma conversação, após a conclusão do salário atrasado de dezembro, que foi concluído agora, o pagamento do abono férias e o décimo terceiro salário, que acontecerá ainda no próximo mês. Entre outros assuntos, ainda foi solicitada para a pasta de Cultura, a adaptação do Terminal Turístico para Casa da Arte de Floriano, que, inclusive, está sendo trabalhada em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado.

Durante a reunião, ficou estabelecido um calendário bimestral de encontro entre os poderes Legislativo e Executivo, para que estas e outras pautas sejam acompanhas e discutidas no decorrer do tempo.

“Recebemos uma pauta importante, com solicitações em que em sua maioria fazem parte do nosso plano de governo para os próximos quatro anos. Destacamos que existe uma harmonia entre os poderes com o objetivo de maior de cuidar do povo, enfrentamos um começo difícil, mas estamos nos ajustando e logo no segundo semestre a população irá sentir que muito está sendo feito, em parceria com os governos do Estado e Federal, para tornar nossa cidade um lugar bem melhor”,
disse Joel.

Imagem: FlorianoNewsGestor municipal recebe reivindicações do Legislativo florianense.(Imagem:FlorianoNews)