Gestão municipal reforça atendimento especializado no Janeiro Roxo

08/01/2026 10h47

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


 Imagem: Reprodução/Redes sociais
Gestão municipal reforça atendimento especializado no Janeiro Roxo(Imagem:Reprodução/Redes sociais)

No mês dedicado à conscientização sobre a hanseníase, a Prefeitura de Floriano reforça o papel de destaque do município no combate à doença. Floriano abriga o primeiro Centro de Hanseníase e Tuberculose do Estado do Piauí, referência no tratamento, acompanhamento e diagnóstico precoce.

De acordo com a diretora da unidade, Milena Portela, o centro representa um avanço importante para a saúde pública regional. “O Centro de Hanseníase e Tuberculose é o primeiro centro do Estado do Piauí. O nosso atendimento é gratuito, humanizado, e contamos com uma equipe multiprofissional, onde temos o atendimento médico, da enfermagem, psicólogo, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, bioquímico, dentista, técnico de saúde bucal, técnico de laboratório e técnico de enfermagem”, afirmou.

A unidade, mantida pela Prefeitura de Floriano por meio da Secretaria Municipal de Saúde, funciona na rua João Dantas, no bairro Manguinha, ao lado da UBS Floriano (antiga Funasa), e está preparada para receber pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de hanseníase.

Atendimento gratuito e humanizado

O serviço oferecido é 100% gratuito pelo SUS, garantindo acesso ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento clínico, além de ações educativas que buscam combater o preconceito e orientar a população sobre os sinais da doença.

Durante o Janeiro Roxo, a gestão municipal reforça o convite para que os moradores busquem atendimento ao perceberem sintomas como manchas na pele com perda de sensibilidade, dormência ou formigamento. O diagnóstico precoce evita sequelas, interrompe a cadeia de transmissão e promove qualidade de vida.

Compromisso com a saúde pública

Com a estrutura multiprofissional e o pioneirismo no estado, a Prefeitura de Floriano reafirma seu compromisso com políticas públicas de saúde eficientes, inclusivas e baseadas na ciência.

O Janeiro Roxo segue como momento importante para ampliar o diálogo com a população, incentivar o cuidado e fortalecer a rede de atenção básica no município.