Galeria Histórica Municipal ganha novos quadros em solenidade pelo aniversário de Floriano

05/07/2022 14h13


Fonte SECOM

Imagem: SECOMClique para ampliarGaleria Histórica Municipal ganha novos quadros em solenidade pelo aniversário de Floriano(Imagem:SECOM)Galeria Histórica Municipal ganha novos quadros em solenidade pelo aniversário de Floriano

Em uma solenidade nesta segunda-feira, no quarto dia de programação festiva do aniversário da cidade, a Galeria Histórica Municipal ganhou três novos quadros que homenageiam personalidades que marcaram época em Floriano e também da lei que elevou Floriano à categoria de cidade.

Formaram a mesa de honra o prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto, acompanhado da primeira dama, Carmélia Reis, o presidente da Câmara Municipal, Joab Curvina, professor historiador Djalma Nunes, o secretário de Governo, Marcony Alisson, representantes dos homenageados Raimundo Resende e Carlos Vilarinho. Participaram, ainda, secretários municipais, vereadores, convidados e servidores.

A solenidade seguiu com a leitura da Lei 144, de 8 de julho de 1897, sancionada pelo então governador do Piauí, Raymundo Arthur de Vasconcellos, que dispõe sobre o ato de elevação da Vila da Colônia à categoria de cidade com o nome Floriano, que emoldurada em um quadro, foi aposicionada na galeria histórica municipal pelo prefeito Antônio Reis.

O segundo quadro homenageou Eleotério Resende, autor da letra e música do hino de Floriano em 1971, na gestão do então prefeito José Bruno dos Santos. A moldura foi entregue pela servidora Umbelina ao bisneto do homenageado e ex-secretário de Educação de Barão de Grajaú(MA), Raimundo Resende, que a aposicionou na galeria. Mesmo ritual seguido com o quadro que homenageou o professor Luiz Paulo de Oliveira Lopes, criador da bandeira do município de Floriano, que foi aposicionado na galeria pelo representante da família, professor Carlos Vilarinho.

Durante a solenidade foram lidas pequenas biografias dos homenageados, antes dos discursos que agradeceram a honraria. Em suas falas, as autoridades lembraram a importância de manter viva a história da cidade. O prefeito Antônio Reis arrematou o discurso parabenizando aos organizadores pela iniciativa e tecendo elogios. “Nossa galeria histórica municipal, na entrada da prefeitura, está ainda mais completa, bonita e acessível, recepcionando a todos aqueles que vêm à sede municipal com muito da nossa história contada pelos quadros”, disse o prefeito.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook