Floriano realiza triagem para o Mutirão de Catarata 2022

11/11/2022 15h28

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNewsFloriano realiza triagem para o Mutirão de Catarata (Imagem:FlorianoNews)Floriano realiza triagem para o Mutirão de Catarata 

Dezenas de pessoas compareceram na manhã desta sexta-feira (11), à 10ª Gerência Regional de Sáude (GRS), em Floriano, para participarem da consulta e exames de triagem para os procedimentos cirúrgicos de catarata que serão realizados ainda no mês de novembro. A triagem avalia os pacientes aptos à cirurgia.

O Mutirão da Catarata é uma ação do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Floriano e região, e irá beneficiar cerca de 1.000 pessoas.

Imagem: FlorianoNewsFloriano realiza triagem para o Mutirão de Catarata (Imagem:FlorianoNews)Floriano realiza triagem para o Mutirão de Catarata 

Além de Floriano, cerca de 18 municípios atendidos pela gerência regional, também serão beneficiados com a cirurgia.

O prefeito de Floriano, Antônio Reis e a secretária de saúde do município, Caroline Reis, estiveram acompanhando o processo de triagem.

O que é catarata?

Com o passar do tempo e a idade avançando, naturalmente dentro dos nossos olhos também ocorre um processo natural de envelhecimento que é chamado de Presbiopia. Ou seja, dentro do nosso olho nos temos o cristalino, que é considerado a lente dos nossos olhos. Nesse processo ocorre a perda de elasticidade do cristalino. É algo que não tem como evitar e que 100% das pessoas sentiram esse processo.

A catarata é como se fosse a fase seguinte desse processo. A lente natural, além de perder a elasticidade, torna-se opaca. Ou seja, a catarata é caracterizada pela perda progressiva da transparência do cristalino. Essa opacificação atrapalha a entrada de luz nos olhos, acarretando diminuição da visão e, consequentemente, acaba tornando mais difíceis tarefas como ler um livro ou dirigir um carro.

Aos poucos a visão fica embaçada, como se houvesse uma névoa diante dos olhos, até que a pessoa passa a enxergar apenas vultos e luzes, podendo ocorrer a cegueira se não diagnosticado e tratado. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa.

Tópicos: processo, catarata, sa?de