Floriano não tem aeroporto, afirma relatório da ANAC!

06/09/2010 10h55


Fonte GP1

O Piauí tem apenas dois aeroportos em operação, um em Teresina e outro em Parnaíba, o restante, até mesmo o de São Raimundo Nonato e Floriano, não passam de aeródromos, segundo informações da Infraero e ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que fechou o escritório no Piauí. Na lista de aeródromos catalogados no site da ANAC estão: Oeiras, Paulistana, Picos, Guadalupe, Corrente, Cristino Castro, Gurguéia (Bom Jesus), Cangapara (Floriano), São Raimundo Nonato, São João do Piauí e Gilbués. Desses cinco estariam com as pistas fechadas e não poderiam receber pousos ou decolagens, mas, durante o período eleitoral, estão funcionando, com exceção o de Floriano, que está em reformas.

A fiscalização desses aeródromos também é deficitária. Muitos deles estão fechados, mesmo assim recebem vôos, pousos e decolagens. O aeroporto da Serra da Capivara, por exemplo, considerado de categoria internacional, financiado com recursos públicos federais, é administrado exclusivamente pelo Governo do Estado, que contratou uma empresa privada para isso. Ainda não estaria homologado junto a Infraero.

A diferença entre aeroporto e aeródromo é exatamente a infra-estrutura como iluminação na pista, reabastecimento, casa de passageiros, dentre outros. Somente dois aeroportos estão aptos no Estado. São doze aeródromos homologados e duas pistas privadas. Pelo menos seis pistas estão fechadas, mas tem recebido vôos particulares.


Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews