Floriano lança campanha de combate a Aids: "Fique sabendo! Testar é prevenir"

03/12/2023 21h15


Fonte Secom

Imagem: SecomFloriano lança campanha de combate a Aids: Floriano lança campanha de combate a Aids: "Fique sabendo! Testar é prevenir"

O mês de dezembro é considerado o mês de combate e prevenção ao HIV/Aids e outras infecção sexualmente transmissíveis, sendo um alerta para a prevenção, assistência e também proteção dos direitos das pessoas que vivem com HIV. O vírus pode ser transmitido pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas ou materiais contaminados ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não são tomadas as devidas medidas de prevenção.

No boletim epidemiológico mais recente emitido pela Secretaria Estadual de Saúde, os dados apontam que o Piauí notificou 3.769 casos de HIV entre os anos de 2018 e 2022, sendo que o município de Floriano ficou em segundo lugar no ranking de maior incidência de Aids no estado, com 132 casos, nesse período, ficando atrás apenas da capital, Teresina. Destes, doze pessoas evoluíram ao óbito.

A Secretaria Municipal de Saúde de Floriano reafirma o comprometimento com a prevenção, detecção precoce e tratamento do HIV/Aids. Para tanto, a campanha “Fique sabendo! Testar é prevenir.” percorrerá todo o mês de dezembro, com ações que envolverão palestras, rodas de conversa, testagem gratuita, acompanhamento, aconselhamento e tratamento ofertado pelo SUS. 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: aids, preven??o, m?s