Floriano inicia vacinação de idosos de 79 a 75 anos

22/03/2021 14h40


Fonte Secom

Imagem: SecomClique para ampliarFloriano inicia vacinação de idosos de 79 a 75 anos.(Imagem:Secom)
Floriano se programa para dar continuidade a uma nova etapa de vacinação contra a Covid-19. Nesta segunda-feira (22), nossas equipes iniciaram a imunização de idosos de 79 anos e na terça-feira (23), pessoas com 78 anos. A recomendação da Diretoria de Imunização é que os idosos da faixa etária vigente aguardem o contato do agente comunitário de saúde que é responsável pelo agendamento.

Em Floriano, segundo o último levantamento realizado junto às equipes de estratégia de saúde da família, haviam 949 pessoas com idades entre 79 e 75 anos. Segundo o secretário de saúde de Floriano, James Rodrigues, mesmo com a orientação para os municípios utilizarem s doses somente para a faixa etária direcionada e, mesmo que algumas pessoas dessa faixa ficassem sem receber a vacina pela quantidade insuficiente, em Floriano o processo é diferente, pois somente quando uma faixa etária é totalmente vacinada, passa-se para a outra, mesmo que essas doses venham direcionadas para as idades seguintes. “Este foi um entendimento em parceria com o Ministério Público: só passa para a outra faixa etária quando imunizar todos os públicos da que não teve doses suficientes em seu calendário”, explicou James Rodrigues.

Segundo ele, a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí-SESAPI, responsável pela distribuição das vacinas que vem do Ministério da Saúde, se baseia nos dados populacionais do IBGE de 2010, que já estão defasados, mas é o único referencial disponível.

“Para se ter uma ideia, para a SESAPI o público de 90 anos ou mais em Floriano, no censo de 2010, seriam 240 pessoas. Na prática existem 313 idosos com essa faixa etária no município”, explicou.

No grupo de 85 a 89 anos a diferença é de 100 pessoas, a SESAPI enviou 350 doses e, com o levantamento das equipes de saúde de Floriano, se constatou que existem 450 idosos nessa faixa etária.

Além disso cada frasco vem com dez doses da vacina e uma vez aberto precisa ser aplicado. Se uma Unidade Básica de Saúde tem, por exemplo, apenas 4 idosos de 80 anos, já precisa chamar 6 idosos de 81 anos, antecipando sua vacinação e aplicando todo o frasco da vacina.

Em caso de dúvidas, os responsáveis pelos idosos podem se dirigir até a unidade de saúde de sua região. Em Floriano, a vacina contra a Covid-19 é levada à sério e ninguém fica para trás. Com a chegada de novas doses, um novo calendário será divulgado e mais florianenses serão vacinados!

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: floriano, faixa, idosos