Floriano é premiado na 10ª Mostra "Piauà Aqui Tem SUS" com projeto de combate a Doença de Chagas
17/05/2025 09h37Fonte Secom
Imagem: Secom
Floriano é premiado na 10ª Mostra "Piauí Aqui Tem SUS" com projeto de combate a Doença de Chagas.
Floriano é premiado na 10ª Mostra "Piauí Aqui Tem SUS" com projeto de combate a Doença de Chagas.O município de Floriano foi premiado em 1º lugar da macrorregião dos Cerrados na 10ª Mostra “Piauí Aqui Tem SUS”, promovida pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS). O município conquistou o prêmio com o projeto intitulado "Doença de Chagas: o Mistério da Doença Invisível em Floriano", de autoria de Felipe Melo, coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde.
A entrega do prêmio foi realizada nesta sexta-feira (16), durante seminário do COSEMS, em Teresina, com a presença da secretária municipal de saúde Caroline Reis e representantes de outros municípios premiados.
"É com muita alegria que recebemos esse reconhecimento, que representa o esforço coletivo de toda a nossa equipe. Esse prêmio é da população de Floriano, que merece um SUS cada vez mais forte, humano e eficiente”, ressaltou Felipe Melo.
Imagem: Secom
Floriano é premiado na 10ª Mostra "Piauí Aqui Tem SUS" com projeto de combate a Doença de Chagas.
Floriano é premiado na 10ª Mostra "Piauí Aqui Tem SUS" com projeto de combate a Doença de Chagas.A edição do seminário contou com aproximadamente 209 mostras exitosas, sendo mais de 50 da macrorregião dos cerrados. Floriano teve esse destaque pelas iniciativas que fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS) no território piauiense. A proposta premiada destacou-se por sua relevância científica, social e humanitária e tem como foco a implantação de uma triagem sorológica no município, possibilitando o diagnóstico precoce da Doença de Chagas — enfermidade muitas vezes invisibilizada e negligenciada, apesar de causar muitas mortes. A partir dessa iniciativa, o município conseguiu identificar, diagnosticar e oferecer acompanhamento adequado às pessoas acometidas, promovendo cuidado contínuo e efetivo.
A premiação reconhece o mérito técnico do projeto, mas também a sensibilidade e o compromisso da equipe de saúde de Floriano com as populações mais vulneráveis. O projeto evidencia a necessidade de mais investimentos — financeiros e humanos — no combate a doenças negligenciadas, ressaltando a importância de políticas públicas voltadas à vigilância ativa e ao cuidado integral em saúde. “O reconhecimento estadual é um marco para Floriano e reforça o compromisso do nosso município com a inovação, a prevenção e o cuidado humanizado no SUS. A proposta premiada destaca nossa capacidade técnica, também a sensibilidade da equipe frente aos desafios da saúde pública”, destacou a secretária Caroline Reis.
Em junho, o trabalho de Floriano ganhará visibilidade nacional, quando será apresentado em Belo Horizonte (MG), onde concorrerá ao prêmio nacional.
Imagem: Secom

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano












