Floriano conquista medalha de ouro no tratamento da tuberculose

17/04/2024 15h25


Fonte Secom

Imagem: SecomFloriano conquista medalha de ouro no tratamento da tuberculose.(Imagem:Secom)Floriano conquista medalha de ouro no tratamento da tuberculose.

O município de Floriano, alcançou mais uma conquista no tratamento da tuberculose, sendo reconhecida com a medalha de ouro pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI). Com uma taxa de cura de 83%, a saúde de Floriano demonstrou excelência no cuidado com os pacientes diagnosticados com a doença.

De acordo com os dados divulgados pela SESAPI, apenas sete municípios no estado conseguiram essa certificação, sendo Floriano um deles. A Sesapi considera como padrão ouro, os municípios que alcançam uma taxa de cura de pelo menos 70% no tratamento da tuberculose.

Isso se deve aos esforços e investimentos em saúde pública realizados pelo município nos últimos anos, garantindo o acesso ao tratamento adequado para os pacientes.

Um fator crucial para o sucesso do tratamento em Floriano é a existência de uma diretoria de referência para o tratamento da tuberculose, composta por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório, técnicos de enfermagem e uma bioquímica. Além disso, as equipes têm sido capacitadas para oferecer um acolhimento e tratamento eficazes para os pacientes.

"Vale lembrar que a tuberculose tem cura e o tratamento é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O apoio da família é essencial para que o paciente complete o tratamento, garantindo assim sua recuperação e contribuindo para o controle da doença na comunidade", afirma Milena Portela, diretora de Combate à Hanseníase e Tuberculose.

Em reconhecimento a essa conquista, a Secretaria Municipal de Saúde de Floriano prestou homenagem às UBS que se destacaram no tratamento da tuberculose, concedendo-lhes menção honrosa, ficando em destaque na recepção das unidades.

"Essa celebração não apenas reconhece o trabalho das equipes de saúde, mas também inspira a população na na luta contra a tuberculose",
finaliza a secretaria municipal de saúde, Caroline Reis.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook