Filmes produzidos pelos pontos de cultura do Brasil participam do Festival de Cinema de Floriano

18/10/2010 17h07


Fonte Assessoria de Comunicação do Escalet

Imagem: divulgaçãoClique para ampliarFestival de Cinema e Video dos Sertões de Floriano(Imagem:divulgação)Festival de Cinema e Video dos Sertões de Floriano
Cinco filmes da categoria Pontos de Cultura marcarão presença no 5º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, que ocorrerá na cidade de Floriano/PI entre os dias 16 e 20 de novembro. São eles:

Lá Vem a Barra do Dia – PI
2008/15’/ documentário Ponto de Cultura audiovisual ABD/ANTARES
Direção – Roberto Carlos Bonfim Sabóia
Sinopse
Este documentário representa a continuação dos trabalhos do inventário Nacional de Referencia Nacional das Comunidades Quilombolas do Piauí. Apresenta através da leitura dos integrantes da própria comunidade, uma manifestação cultural cuja a tradição remonta ao séculos anteriores. Trata-se da finalização dos trabalhos de documentação audiovisual do Samba de Cumbuca, iniciados em Salinas.

Rodagem – BA
Direção – Sandoval Dourado
2009/06’Ficção – Ponto de Cultura “Vivendo Cultura”
Sinopse
O vídeo mostra como as primeiras famílias chegaram e foram construindo o povoado da Rodagem. Seu Euzébio, o morador mais antigo, faz um depoimento contando a história deste povoado que agora tem sua primeira produção audivisual.

Artesãs da Vida – MA
2010/16’/ documentário – Ponto de Cultura “Laborarte”
Sinopse
Mulheres Mães dialogam sobre a questão da identidade “mulher” com base em suas experiências e contextos.

Tebei – PE – Ponto de Cultura Sertão Itapiraca Mundo
2008/16’/documentário
Direção: Gustavo Villar, Hamilton Costa Filho, Paloma Granjeiro e Pedro Rampazo
Sinopse
Gravado nas cidades de Taracatu e Recife, o Tebei é um documentário sobre o grupo Coco de Tebei, seus integrantes e suas tradições culturais. O vídeo retrata o dia-a-dia da comunidade Olho D’água do Bruno, formadas por agricultores e tecelões, que mantém a tradição de dançar coco para aplainar o chão de barro de uma casa em construção. Com m ais de 50 anos de existência, esse tipo de coco só é cantado e dançado, em todo estado de Pernambuco, por esta pequena comunidade do sertão de Itapirica.

Os Sonhadores - CE
2010/12’/documentário
Direção: Zuínglio Brito e Maria de Lourdes Sousa
Sinopse
Dois jovens do interior do Ceará, alunos do Circo Escola de Ecocidadania, sonham em participar do Cirque Du Soleil. O primeiro, Sandro é selecionado por sua diretora de formação e ingressa na Escola de Circo em Montreal – Canadá, o outro, Hugo, se prepara para correr e busca do seu sonho.

A Entrada é franca para todas as exibições (Mostra Competitiva e Não Competitiva) e atrações musicais. As exibições ocorrerão no Cine – Teatro Maria Bonita, Cine Teatro Cidade Cenográfica, Cine Amigos da Biblioteca e IFPI.

Serviço – Toda a programação do 5º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões pode ser acessada através do site: www.cinemadossertoes.com

O 5º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões é uma promoção do Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos”, tendo como agente cultural o Grupo ESCALET, o apoio da Petrobras, Secretaria da Cidadania Cultural - Ministério da Cultura, dos governos Estadual e Federal.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook