Festa da Beleza Negra encerrará a Semana da Consciência Negra em Floriano

02/12/2022 08h59


Fonte Secom

Será neste sábado, dia 3 de dezembro, no Espaço Cultural Maria Bonita, a Festa da Beleza Negra que encerrará a programação da Semana da Consciência Negra de Floriano, realizada pelo Movimento Negro Casa de Dandhara e a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

A festa será a culminância da Semana da Consciência Negra, quando haverá o desfile que elegerá a nova realeza da beleza negra, com a escolha do Rei e Rainha da Beleza Negra 2022. Catorze candidatas ao título de Rainha e seis candidatos ao título de Rei estão sendo preparados há dois meses para mostrar desenvoltura, simpatia e história de seu povo na passarela.

De acordo com a secretária de Cultura, Elineuza Ramos, o desfile não visa somente a estética.

“E é por isso que é uma festa, por agregar um conjunto de saberes e fazeres de um povo que deu sua contribuição para a formação da sociedade, precisa ser valorizado e destacado na sua história”. Segundo Elineuza, a Festa da Beleza Negra é carregada de ritos significativos que falam da cultura negra, das celebrações e de como as rainhas e os reis são eleitos. Para participarem, os candidatos são preparados com antecedência, com aulas de postura, dança, história da cultura negra, participam de rodas de conversa e eventos sociais.
Imagem: Arquivo/FlorianoNewsElineuza Ramos(Imagem:FlorianoNews)Elineuza Ramos

Para a 28ª edição da Festa da Beleza Negra, estão confirmadas as presenças de ex-reis e rainhas, que também deverão desfilar. Por causa de novos registros da covid no município e de novo decreto das Prefeitura de Floriano, o uso de máscara no evento será obrigatório.

A festa será aberta ao público, terá também uma exposição de artesanato com a temática negra da artista plástica e percursionista, Vânia Rodrigues e a animação musical será feita pelo cantor Jardel Viana e banda.


Tópicos: festa, cultura, floriano