Escola com o melhor Ideb de Floriano está sem ventiladores, cadeiras e telhado quebrado

02/03/2019 08h30


Fonte G1 PI

A Escola Municipal Odorico Castelo Branco, em Floriano, região Sul do Piauí, teve o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da cidade em 2018, mas apesar do bom desempenho, a estrutura da unidade de ensino está danificada e os pais reclamam da situação.

Segundo relato dos pais, há salas com telhado cheio de buracos, salas sem ventiladores e 150 cadeiras quebradas. A vendedora Edna Alves tem uma filha de seis anos que estuda na escola. Ela diz que a filha assiste às aulas em uma sala onde deveria ser o depósito de livros.

"Duas turmas de outra escola vieram para cá e não tem cadeiras para todos. Eles só têm condições de suportar esta quantidade de alunos se consertarem as cadeiras ou colocarem novas", disse.

Imagem: Bom Dia PiauíEscola com o melhor IDEB não tem estrutura emm Floriano,(Imagem:Bom Dia Piauí)Escola com o melhor IDEB não tem estrutura emm Floriano,

No pátio, uma das colunas que sustenta o telhado está inclinada. O banheiro masculino está interditado. Outra reclamação é a falta professores, vigias e auxiliares de serviço gerais.

"Eles prometeram que irão mandar as novas cadeiras e consertar o telhado, mas não fizeram nada", afirmou Sandra Barbosa, dona de casa.

O secretário de educação de Floriano, Joab Curvina, relatou que já houve contratação de algumas pessoas para trabalharem na escola e a demora aconteceu porque somente agora saiu a lotação dos novos servidores.

O prédio era de responsabilidade do governo do estado e há sete anos foi repassado para a prefeitura da cidade. Segundo o secretário de educação a reforma deve acontecer no primeiro semestre deste ano.

"O prazo para a reforma é durante o aniversário da cidade, uma vez que a reforma e construção do muro da escola estão na programação",
declarou. O secretário de educação de Floriano disse também que as cadeiras devem ser entregues na próxima semana.