Equipes de Saúde da Família recebem atualizações sobre sistema eSUS

09/06/2021 14h31


Fonte Secom

Imagem: SecomEquipes de Saúde da Família recebem atualizações sobre sistema eSUS.(Imagem:Secom)

A Assessoria Técnica da Secretaria de Saúde de Floriano deu início na última segunda-feira (07), a uma série de reuniões com os profissionais das equipes de Saúde da Família para atualizar as informações sobre o cadastro do sistema do eSUS.

Segundo Goreti Pereira, assessora técnica, nas reuniões são apresentadas atualizações do sistema e ferramentas para otimização do cadastro, além de atualizações de segurança para garantir o tráfego de dados. “Esse momento é importante também para esclarecer dúvidas e apontar índices de produtividade das equipes”, explica.

O eSUS APS pode ser utilizado na modalidade PEC ou CDS, dependendo do cenário apresentado no município. Os cenários de implantação irão variar de acordo com a realidade de cada unidade de saúde. Irá depender, por exemplo, da quantidade de computadores existentes e da conectividade à internet. Para a utilização do PEC é necessário um cenário adequado de informatização no serviço de saúde, sendo necessária a disponibilidade, no mínimo, de computadores para os profissionais que trabalham na assistência à saúde e recepção da unidade.

A utilização do CDS é indicada para: unidade de saúde que não possui conexão de internet nem, unidade de saúde que não possui computadores suficientes para os profissionais. O e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) é uma estratégia para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano