Equipe municipal se reúne para discutir a restauração do Terminal Turístico em Floriano

23/09/2022 16h12

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: Arquivo/FlorianoNewsTerminal Turístico em Floriano(Imagem:Arquivo/FlorianoNews)Terminal Turístico em Floriano

Na manhã desta sexta-feira (23), o prefeito de Floriano, Antônio Reis, juntamente com o Secretário de Infraestrutura, Marcony Alysson, a Secretária de Cultura e Esporte, Elineuza Ramos e demais membros da equipe municipal, se reuniram com o arquiteto Jorge Tinoco, que será o responsável pela obra de restauração do Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara, o Terminal Turístico.

De acordo com a secretária Elineuza Ramos, o arquiteto é especialista em preservação de patrimônio histórico e cultural e destacou a importância da obra para o município.

"Em nenhum momento descansamos, e todas as tratativas foram feitas para trazer o arquiteto Jorge Tinoco, para fazer esse estudo já que ele é um especialista em patrimônio cultural, fez um trabalho técnico exemplar, onde irá fazer um relatório para um nortemento para sabermos como iremos cuidar desse bem. O mais importante é que estamos dando iniciativa na restauração do Estabelecimento São Pedro de Alcântara, que muitos conhecem como Terminal Turístico", afirmou.

Imagem: FlorianoNewsElineuza Ramos(Imagem:FlorianoNews)Elineuza Ramos

O vereador Anselmo, também esteve presente no encontro.

"Estamos aqui discutindo esse tema tão relevante para a cultura do nosso município", disse o vereador.

Imagem: FlorianoNewsVereador Anselmo(Imagem:FlorianoNews)Vereador Anselmo

O Secretário de Infraestrutura destacou a importância da presença do arquiteto Jorge Tinoco na cidade.

"Estamos com o arquiteto Jorge Tinoco que veio fazer uma inspeção do prédio do estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara. Importante visita que vai nos trazer maiores informações de como possamos conduzir o acompanhamento daquele espaço", afirmou o secretário.

Imagem: FlorianoNewsMarcony Alysson(Imagem:FlorianoNews)Marcony Alysson

O arquiteto Jorge Tinoco, é uma das maiores referências em restauração de prédios tombados como patrimônio histórico no Brasil e foi contatado pelo arquiteto Nilson Coelho.

"Desde muito jovem eu me interessei por essa área da preservação do patrimônio cultural. O Nilson me contatou e disse que precisava da minha ajuda, para ver a restauração de uma escola e só agora eu descobri a importância do local que foi uma escola para filhos de escravo. Foi feito o contato com o Nilson, o vereador Anselmo e o prefeito, e possibilitaram essa minha vinda poara tentar fazer esse parecer", ratificou o arquiteto.

Imagem: FlorianoNewsArquiteto Jorge Tinoco(Imagem:FlorianoNews)Arquiteto Jorge Tinoco

TERMINAL TURÍSTICO 

O Terminal Turístico em Floriano-PI é o principal cartão postal da cidade, e é também patrimônio do município, abrigando um dos prédios com a arquitetura mais antiga da cidade, que é o antigo prédio da primeira Escola Agrícola do Brasil, hoje transformado em Terminal Turístico.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: obra, arquiteto, restaura??o