Em um mês, comércio perde 15% de faturamento com 5 feriados

26/10/2010 12h22


Fonte Jornal O Dia

O comércio do Piauí terá amargado entre os dias 2 de outubro e 2 de novembro um prejuízo de 15% nas vendas em decorrência do excesso de feriados ocorridos no mês, principalmente porque a maioria ocorreu próximo ao final de semana. Neste período, os lojistas terão fechado as portas pelo menos cinco vezes.

A estimativa é do presidente do Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas), Luiz Antônio Veloso. Segundo ele, dos 30 dias do mês, o comércio abre em 26 dias (considerando quatro domingos fechados) e, cada dia aberto representa, em média, 3,9% do faturamento do mês inteiro, com variações para mais ou para menos. Somando os dias fechados nesse período, chegaríamos a 19% de prejuízo, mas como as lojas funcionaram no dia 12, o prejuízo chegará a cerca de 15%.

“São muitos feriados que prejudicam a economia, mas continuamos com os custos fixos. Para mudar isso, somente nas eleições. Devemos eleger administradores para pôr um fim nisso e não pessoas com interesses politiqueiros”, reclama Veloso.

O primeiro feriado de outubro foi no dia 12 (Dia de Nossa Senhora Aparecida), mas por conta de ser uma data boa para o comércio (também foi Dia das Crianças), as lojas resolveram abrir através de acordo com os comerciários. Entretanto, na semana, seguinte, outro feriado: 19 deoutubro (Dia do Piauí), que provocou o tradicional “enforcamento”do dia 18, levando muitos piauienses a viajar e fazer com que o dia fosse fraco de vendas nos centros de compras.

Ontem, dia 25 de outubro, mais uma vez as lojas estiveram fechadas, por conta do Dia do Comerciário. Já no dia 28 de outubro, Dia do Servidor Público, também seria feriado, mas tanto a administração estadual como municipal resolveram adiar a data para o dia 1º de novembro, próxima segunda- feira, já que no dia 2 de novembro será feriado do Dia de Finados.

Entretanto, algumas repartições públicas federais, como o Ministério Público do Trabalho, não vão funcionar no dia 29 de outubro e nem no dia 1º de novembro. Assim, serão cinco dias consecutivos de folga.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano